sábado, 6 de novembro de 2010

3G

São Paulo 01

Como é o retrato da tecnologia 3G no Brasil?

Analisamos, juntamente com fontes da revista INFO, as cinco principais cidades do Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Salvador e Belo Horizonte.

São Paulo

Nos testes realizados na capital paulista, a Vivo e a TIM tiveram melhores médias em upload e download, respectivamente. A TIM também está na frente em navegação. A menor latência – tempo decorrido entre a solicitação da página no browser e a chegada dos primeiros itens – foi da Claro, seguida pela TIM. A Vivo sobressai ainda com a maior taxa de streaming. As medições em São Paulo foram feitas no Centro, no bairro dos Pinheiros e na Avenida Paulista.

Rio de Janeiro

As avaliações de desempenho da banda larga 3G no Rio de Janeiro, feitas em áreas do Centro da cidade, mostram que a TIM registra os melhores resultados em upload, navegação e latência. A Oi, enfim marca presença com o maior streaming, 586 Kbps – o melhor resultado em todas as medições de todas as cidades.

Curitiba

Em Curitiba, o número mais elevado em download foi obtido pela Claro. A TIM, por sua vez, arrebatou três outros destaques: Rio de Janeiro o upload e a navegação mais rápidos e ainda o menor intervalo de latência. Em streaming, a Oi ficou no topo, com 781 Kbps, resultado que está entre os melhores de todas as medições. Os testes em Curitiba foram feitos em três regiões: Centro, Jardim Botânico e Batel.

Salvador

O melhor conjunto de download e upload de todas as cidades foi anotado em Salvador, em conexões da operadora Vivo. Esses números, cerca de 1 Mbps, não são comuns na média brasileira. Enquanto isso, a velocidade mais alta de navegação foi revelada pela Claro. Os destaques em latência e desempenho de streaming ficaram com a Oi. Os testes foram feitos em dois bairros, Barra e Ondina.

Belo Horizonte

Já na capital mineira, os números mais representativos  dos testes foram registrados pela Vivo. A empresa ficou com as melhores performances em download, upload e navegação. Em latência, o número menor (mais adequado) ficou com a Claro. Assim como no Rio de Janeiro, a Oi marcou a taxa mais favorável em streaming. As medições na cidade foram feitas na região da Avenida Getúlio Vargas, na Savassi.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More