quinta-feira, 18 de junho de 2009

NASA lança dus sondas na Lua



A Nasa (agência espacial norte-americana) lançou nesta quinta-feira (18), por volta das 18h30 no horário de Brasília, duas sondas que vão explorar a Lua em busca de água, locais de alunissagem e diversos dados científicos para preparar a volta dos americanos à Lua, onde foram os primeiros a pousar em 1969 e os últimos a repetir o feito, em 1972. O lançamento foi feito com o uso do foguete Atlas 5.

A agência espacial americana analisa o reenvio de astronautas ao único satélite natural da Terra até 2020, dentro do projeto de exploração lançado em 2004 pelo ex-presidente George W. Bush --mas o plano pode não ser concluído devido a problemas de orçamento na agência. O envio das sondas é a primeira etapa de preparação para missões de exploração habitada em Marte.

A sonda LRO (Lunar Reconnaissance Orbiter) constitui, com sua companheira LCROSS (Lunar Crater Observation and Sensing Satellite), a primeira missão preparatória desse projeto.

Os principais objetivos da sonda LRO serão, durante uma missão de 12 meses, cartografar a superfície lunar com um grau de precisão sem precedentes, detectar possíveis locais de alunissagem, buscar a presença de gelo em crateras que permanecem sempre na escuridão e obter outros dados precisos do solo e das radiações cósmicas.

A sonda LCROSS, colocada a bordo do mesmo foguete Atlas 5, tem uma missão muito específica de buscar água numa cratera próximo ao Polo Sul, onde emissões de hidrogênio detectadas previamente podem assinalar a presença de gelo.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More