quarta-feira, 24 de junho de 2009

Skank, uma das maiores bandas brasileiras



Skank, sua história

Veja a nova música: "Sutilmente"

O Skank é uma das principais bandas de rock do Brasil, e uma das bandas que mais fez e faz sucesso ao longo de sua história. A sonoridade do Skank pode ser classificada como Pop Rock, sendo que a banda também apresenta em algumas canções elementos do Ska, do Britpop, e do Reggae.A banda foi formada em Março de 2001, em Belo Horizonte, Minas Gerais, por Samuel Rosa (guitarra e voz), Henrique Portugal (teclados), Lelo Zaneti (baixo), e Haroldo Ferreti (bateria).De certa maneira a história do Skank começa a surgir desde 1983, quando Samuel Rosa e Henrique Portugal, juntamente com os irmãos Dinho (bateria) e Alexandre Mourão (baixo), começaram a tocar em uma banda de reggae chamada Pouso Alto.

No ano de1991, a banda Pouso Alto conseguiu uma apresentação na casa de shows Aeroanta, na cidade de São Paulo, mas como os irmãos Mourão não estavam em Belo Horizonte, o baixista Lelo Zaneti e o baterista Haroldo Ferretti foram chamados para o show. Sendo assim, o Skank fez sua estréia no dia 5 de junho de 1991, quando se apresentaram na casa de shows em São Paulo e devido à final do Campeonato Paulista daquele ano ser no mesmo dia, o público pagante foi de apenas 37 pessoas.Depois do show em São Paulo, a banda mudou seu nome de Pouso Alto para Skank, nome inspirado na música "Easy skanking" de Bob Marley, e a partir de então, começaram a tocar regularmente na churrascaria Mister Beef de Belo Horizonte.Quando começou, a proposta musical inicial da banda era uma adaptação do dancehall jamaicano aos ritmos brasileiros. Esse formato de reggae eletrônico era uma natural evolução do tradicional reggae de raíz, popularizado por Peter Tosh, Bob Marley e Jimmy Cliff.

Em 1992, de forma independente, o Skank lançou seu primeiro álbum, e após1200 cópias vendidas, a Sony Music assinou um contrato com a banda, relançando o álbum em Abril de 2003. Deste álbum destacam-se os singles "O Homem Que Sabia Demais", "Tanto" e "In(Dig)Nação", que levaram o grupo a mais de 120 concertos pelo Brasil, que resultou em mais de 120 mil cópias vendidas do álbum de estréia.No ano de 1994, o segundo álbum da banda intitulado “Calango” foi lançado, e foi definitivamente um sucesso, tendo vendido mais de 1 milhão e 200 mil cópias. Dentre as várias músicas de sucesso deste álbum, destacam-se “É Proibido Fumar", "Te Ver", "Pacato Cidadão", "Esmola" e "Jackie Tequila".O álbum “O Samba Poconé”, de 1996, levou a banda a realizar apresentações internacionais, e vendeu mais de 1 milhão e 800 mil cópias, destacando-se a canção “Garota Nacional”. Em 1998 a FIFA incluiu a canção "É Uma Partida de Futebol" no disco oficial da Copa do Mundo, e em Julho do mesmo ano o álbum intitulado “Siderado” foi lançado, este álbum foi mixado em Abbey Road, estúdio londrino consagrado pelos Beatles, e vendeu mais de 750 mil cópias. Neste álbum nota-se um amadurecimento e uma aproximação da banda com o Rock N’ Roll.

No ano 2000, foi lançado o álbum “Maquinarama”, que vendeu mais de 250 mil cópias, do qual destacam-se as canções "Três Lados", "Balada do Amor Inabalável" e "Canção Noturna". Este álbum é considerado um divisor de águas na carreira do grupo, que já não mais utilizou metais em suas gravações.Em 2001, em parceria com a MTV Brasil, a banda lançou seu primeiro disco ao vivo, “MTV Ao Vivo em Ouro Preto”, este álbum vendeu mais de 600 mil cópias, e única canção inédita “Acima do Sol”.O álbum “Cosmotron”, foi lançado em julho de 2003 e vendeu 250 mil cópias. "Dois Rios", "Vou Deixar" e "Amores Imperfeitos" foram as faixas que se destacaram. O álbum foi premiado no ano seguinte com o Grammy Latino de melhor gravação de rock. O próximo álbum da banda intitulado “Radiola” foi lançado em 2004, esta foi a primeira compilação do Skank. Destaca-se neste álbum a regravação de "Vamos Fugir" de Gilberto Gil e Liminha, que foi uma das quatro canções inéditas. Este álbum vendeu mais de 200 mil cópias, e assim como "Vou Deixar", no ano anterior, "Vamos Fugir" foi a canção com maior comercialização de ring tones em 2005.

O sétimo álbum de inéditas da banda, intitulado “Carrossel”, foi lançado em 2006, e emplacou os hits "Uma Canção É Pra Isso", "Mil Acasos" e "Seus Passos". O próximo álbum da banda foi lançado em 2008, e intitulado “Estandarte”. Deste que é o mais recente álbum da banda, destacam-se as canções "Ainda Gosto Dela”, "Noites de um Verão Qualquer". As vendas do disco foram decepcionantes, para os padrões do Skank. Estandarte não conseguiu atingir o nível de vendas mínimo para receber sequer um disco de ouro, vendendo menos de 100 mil cópias. Vale lembrar que todos os discos anteriores da banda venderam, no mínimo, o dobro, inclusive discos "polêmicos" como Maquinarama. O público definitivamente não se rendeu ao álbum Estandarte, já a crítica musical se mostrou mais generosa, segundo a revista Rolling Stone, foi um dos 25 melhores álbuns nacionais lançados em 2008, e a música "Chão" uma das 25 melhores canções. A música "Sutilmente", muito pedida nos shows da banda, é mais recente música de trabalho de Estandarte.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More