domingo, 26 de setembro de 2010

Banda larga?

Internautas04

66% com menos de 1 Mbps: isso é banda larga?

O Brasil tem hoje 10,1 milhões de acessos fixos. O país é o último entre os 20 maiores mercados de internet rápida do mundo. Os principais problemas são qualidade, preço, cobertura e velocidade, ou seja, tudo! Segundo dados de pesquisas do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, o valor médio mensal é de 162 reais. A velocidade é muito baixa: 66% das conexões tem menos de 1 Mbps, sendo que dois terços dessas chegam a 256 Kbps. Não dá pra chamar isso de banda larga, ou dá?

A comparação com outros países é vergonhosa. A conexão no Brasil é 9,6 vezes mais cara que a japonesa e 24 vezes maior que nos EUA. O Plano Nacional de Banda Larga quer resolver essa questão. A idéia é reduzir o preço em até 70%, com uma queda da carga tributária. O investimento do governo federal deve ser de 15 bilhões de reais. Segundo o governo, a redução de preço poderia vir, por exemplo, da inclusão de uma empresa estatal no mercado, que aumentaria a competição.

Na minha opinião acho que isso não funcionará. Não basta apenas reduzir o custo, a qualidade tem que melhorar muito. E isso é algo que o governo não está muito interessado.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More