Depois de uma sensacional prova, Rubinho vence seu 10ª GP na carreira
.
Desde 2004, Rubens Barrichello não vencia na F-1. Mas esse jejum acabou neste domingo. O brasileiro venceu o GP da Europa, no circuito de Valencia, na Espanha, ao superar o piloto inglês Lewis Hamilton, da McLaren, que ficou em segundo lugar. O finlandês Kimi Raikkonen, da Ferrari, chegou em terceiro.
Barrichello, da Brawn, foi o único representante brasileiro nesta etapa do Mundial e realizou uma excelente prova. Essa foi a sua décima vitória e a centésima do Brasil na F-1.
Nelsinho Piquet foi dispensado pela Renault. Já Felipe Massa se recupera do grave acidente sofrido em treino do GP da Hungria, quando foi atingido na cabeça pela mola que se soltou do carro de Rubens Barrichello.
Com o excelente desempenho no treino oficial de sábado, os carros da McLarens entraram na pista neste domingo como favoritos. Depois de vencer o GP da Hungria, Hamilton mostrou que sua equipe conseguiu reagir bem nesta temporada.
Barrichello largou em terceiro lugar e tentou encostar nos dois primeiros colocados. Hamilton, em primeiro, e Kovalainen, em segundo, conseguiram manter bem as suas posições.
No entanto, conforme a estratégia de paradas nos boxes, Barrichello, que também impôs um ritmo veloz na pista, conseguiu ficar em segundo lugar, só atrás de Hamilton.
Os dois pilotos, Hamilton e Barrichello, estavam muito bem na prova. A atuação do inglês foi prejudicada depois de perder muito tempo em uma parada. O brasileiro aproveitou para fazer muitas voltas rápidas e confirmou a liderança da prova.
Na etapa final da prova, foi a vez de Hamilton tentar alcançar Barrichello, mas o brasileiro conseguiu manter a ponta.
Agora, a próxima etapa do Mundial de F-1 é no dia 30 de agosto na Bélgica.