domingo, 30 de agosto de 2009

Mundo


Fogo próximo a Los Angeles ameaça casas e telecomunicações


A área atingida por um incêndio nas montanhas ao norte de Los Angeles quadruplicou desde sexta-feira, ameaçando torres de telecomunicações e levando à desocupação de mais de 3 mil residências neste sábado. As autoridades informaram que uma área de cerca de 8 mil hectares foram atingidos pelo fogo na Montanha de São Gabriel, próximo ao rico subúrbio de La Canada Flintridge.
Centenas de residências tiveram que ser desocupadas e também uma subdivisão no topo da montanha, próxima a um laboratório da Nasa. O incêndio começou na quarta-feira à tarde e apenas 5% havia sido contido na manhã de sábado, de acordo com as autoridades de Los Angeles.
Bombeiros tentavam evitar que as chamas atingissem o Monte Wilson, que sedia transmissores de TV e rádio, e também torres que administram serviços de emergência. "Essa é uma situação muito perigosa em que nos encontramos no momento," disse o Mike Dietrich, chefe do Forest Service dos Estados Unidos. "Nós tivemos um avanço durante a noite para a área de La Canada, que provocou mais desocupações."

Robert Brady, porta-voz do parque Los Angeles National Forest, disse na sexta-feira que poderia levar uma semana para conter as chamas, que foram intensificadas por temperaturas de mais de 37°C e tempo seco. O governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, declarou estado de emergência na sexta-feira para os municípios de Los Angeles e Monterey devido aos incêndios que atingiram cerca de 5,2 mil hectares.
Uma pessoa chegou a ter queimaduras graves em um posto da guarda florestal em Big Tujunga Canyon após a queda de fios de energia. A vítima, não idenficada, foi retirada do local para receber atendimento médico. Pelo menos 34 cabines foram destruídas pelo fogo.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More