domingo, 20 de setembro de 2009

Escudo Antimísseis

Obama cancela programa de escudo antimísseis

Anderson Nascimento

O presidente norte-americano Barack Obama cancelou o programa de escudo antimísseis que ficaria na Polônia e na República Tcheca.
No entanto, Obama negou que essa medida seja uma concessão unilateral à Rússia. Em entrevista à rede de televisão CBS, o presidente afirmou essa posição de que não teve intenção alguma de fazer qualquer concessão à Moscou.


Os motivos para o cancelamento do programa antimísseis iniciado pelo seu antecessor George W. Bush ainda não são tão claros. Porém, o que se imagina é que a intenção de Obama seja a de poupar dinheiro e redirecioná-lo para outros programas. Estima-se que até o final da primeira etapa da construção do escudo, os Estados Unidos terão gasto 1 trilhão de dólares. Outro fator que pode ter feito o presidente mudar de opinião quanto ao projeto é de dar eficiência ao que já existe. O governo de Washington prefere melhorar o que já é real do que apostar em novas aventuras que poderão não ser bem aceitas por outras nações.


A Rússia, que era a maior crítica desse projeto, é a que leva maior vantagem com essa decisão. Em contraste, poloneses e tchecos não estão contentes com o cancelamento. Seus presidentes contavam com isso e o usavam como argumento de política interna e como justificativa para a aproximação com a OTAN. Quanto a isso, os Estados Unidos garantiram aos dois países que eles não ficarão expostos a uma possível retalição russa.


Veja entrevista com o jornalista Roberto Godoy sobre o assunto.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More