domingo, 20 de setembro de 2009

Rihanna


Robyn Rihanna Fenty

Robyn Rihanna Fenty mais conhecida como Rihanna (Saint Michael, 20 de Fevereiro de 1988) é uma cantora de Barbados, de ascendência barbadiana, guianense e irlandesa. Já vendeu mais de doze milhões de álbuns de estúdio (Music of the Sun, A Girl Like Me e Good Girl Gone Bad), sete milhões de um único álbum de vídeo (Good Girl Gone Bad Live) e conseguiu colocar cinco singles ("SOS, "Umbrella", "Take a Bow", "Disturbia" e "Live Your Life") na primeira posição da tabela musical americana Billboard Hot 100, que avalia as cem músicas mais vendidas.
Assinou contracto com a editora Def Jam Recordings, após uma audição, que assimilou o interesse do produtor Evan Rogers e do vice-presidente na altura da editora, Jay-Z, na cantora.
É vencedora de um Grammy, três VMA, dois EMA, três AMA, três BMA, três NRJ Music Awards, três TCA, e dois WMA, entre outros prémios. É também uma das intérpretes musicais que mais alcançaram a primeira posição nas tabelas da Billboard na década de 2000, até ao momento. Em 2007, ganhou prémios na categoria R&B.
Para além de cantora, é compositora, co-produtora, dançarina, modelo e designer de moda, tendo feito a sua própria marca de guarda-chuvas, após o lançamento do single "Umbrella". Foi ainda nomeada embaixadora da Cultura e da Juventude de Barbados.
Também tem sido convidada para desempenhar personagens no cinema, nomeadamente em Mama Black Widow, embora ainda não esteja confirmado a data de realização do filme. Também foi indicada para o remake de The Last Dragon, protagonizado por Samuel L. Jackson.


Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More