quinta-feira, 25 de março de 2010

Dell também sairá da China?

Dell

Efeito Dominó

Depois da saída da maior empresa do planeta, o Google, chegou a vez da Dell cogitar sair do país mais populoso do mundo. Segundo informações do jornal ‘Hindustan Times’, a eventual saída ocorreria porque a empresa deseja um local mais seguro para abrigar um patrimônio estimado em 25 bilhões de dólares neste ano.

De acordo com o primeiro ministro indiano, Manmohan Singh, o executivo da Dell, Michael Dell relatou que está comprando equipamentos e peças de 25 bilhões da China. “Um dos objetivos da empresa é encontrar um lugar seguro, com clima propício aos empreendimentos e com a segurança política que toda empresa necessita”, afirmou Michael.

A informação divulgada pelo jornal ainda não está confirmada. A Dell fornece cerca de 60% dos servidores usados por empresas de internet da China e está interessada em atingir os setores chineses da saúde e educação. Além disso as vendas da Dell na China saltaram 81% no ano passado, estimuladas por vários incentivos do governo direcionados para um grande aumento de consumo.

Para as grandes empresas existem dois lados da moeda. Se permanecerem na China, usufruirão do maior mercado consumidor do planeta e correrão o risco da instabilidade política. Mas se saírem, perderão um grande mercado com mão de obra barata e poderão se desenvolver sem maiores preocupações em países onde o sistema político é sólido.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More