Os aparelhos BlackBerry que já dominaram em absoluto o mercado corporativo, enfrentam profundos desafios nesse mercado, à medida que mais companhias permitem que seus funcionários escolham seus próprios smartphones e utilizem aplicativos de segurança de outros desenvolvedores.
Um dos principais argumentos usados para a venda do BlackBerry tem sido os avanços recursos de segurança e gerenciamento pessoal, que tem grande apelo a gerentes de tecnologia da informação ávidos por controlar o que os funcionários fazem com dados corporativos e proteger seus sistemas de ciberataques. Mas com empresas como Mobilelron e Good Technology oferecendo aplicativos que podem desvencilhar gerentes de tecnologia da informação de seus BlackBerrys, alalistas dizem que pressões do mercado consumidor podem se intrometer neste que é o principal mercado da fabricante do aparelho, a Research in Motion, a RIM.
Somente duas de um total de nove grandes companhias localizadas nos EUA contatadas pela Reuters disseram que utilizam exclusivamente o BlackBerry. As outras sete – Alcoa, Caterpillar, DuPont, Kraft Foods, Pepsico, Microsoft e Verizon Communications – possuem pelo menos mais um modelo, como o iPhone, da Apple e aparelhos que utilizam os sistemas Android, do Google ou Windows, da Microsoft.
A perticipação da RIM no mercado do móvel americano ficou em 25 por cento em abril, bem inferior aos 35 por cento de outubro do ano passado, empurrando o BlackBerry da primeira para a terceira colocação, segundo a empresa de pesquisas comScore.
A maioria dos problemas da RIM pode ser resultado do atraso em apresentar novos aparelhos para competir com os potentes smartphones que usam o sistema Android ou até mesmo o iPhone. Apple, Motorola, HTC, Nokia e Samsung estão dominando cada vez mais o mercado móvel mundial. Assim fica mais difícil que outras empresas consigam entrar neste mercado com força.
o iPhone apresenta um excelente sistema operacional, o IOS. Já Samsung, HTC e Motorola estão com o crescente e poderoso Android, desenvolvido pelo Google. Em relação a Nokia, a condição é ainda mais difícil da RIM enfrentar, pois com aparelhos de excelente hardware e a parceria estabelecida com a Microsoft para incorporar o Windows Phone, a Nokia dispara em qualidade e performance em relação a fabricante do BlackBerry.
Gerente de telecomunicações da DuPont, Eric Smith, disse que em alguns meses, o iPhone já representará cerca de um em cada quatro smartphones na companhia. "A tecnologia que as pessoas têm disponível em sua vida pessoal elas querem usar no trabalho. As pessoas tinham seus próprios iPhones e iPads, e elas disseram: 'Ei, por que não podemos usar esses aparelhos para o trabalho?", disse Smith.