segunda-feira, 4 de julho de 2011

Google + tem potencial para competir com o Facebook?

Ouvi o podcast do site da revista INFO e não poderia de deixar de comentar sobre minha opinião em relação a essa nova rede social promovida pelo Google.

Não há como negar que o estou que aconteceu por causa da nova rede social, chamada Google Plus, ou Google +, só ocorreu pelo fato da grandiosidade e da curiosidade que a rede tem. Não é que o Plus seja sensacional, mas a possibilidade de poder sair um pouco da rotina ‘Facebook’ já estava na hora de ocorrer. Pense bem você que é rígido quanto a escolha de redes sociais. Provavelmente você tem uma conta no Facebook, pois ele interage muito bem com qualquer site deste planeta e também engloba tudo o que você precisa, desde compartilhamento de links até vídeos e páginas. Ou seja, o Facebook é uma espécie de Twitter + Orkut + Flickr. Simplesmente fantástico e não há como discordar.

Mas e o Plus, onde entra nessa? O que há de novo? De novo nada! Mas o que o Google fez foi interagir com o internauta de uma forma diferente. A maneira de reunir amigos por meio de ‘círculos’ é atrativo. A facilidade de poder fazer vídeo conferência em grupo (Hangouts) é uma opção muito dinâmica. Poder selecionar a imagem e compartilhar do tamanho que você quiser também é algo simples, mas monstruoso. O Facebook tem tudo isso e muito mais. O que não tem até agora é a maneira atrativa que o Google usou em sua nova rede social.

Quem nunca ouviu: ‘Esse Facebook é muito difícil de usar.’ Então… é aí que o Plus entra. Facilidade em navegar. Muitos brasileiros ainda usam o Orkut porque acham o Facebook muito difícil de navegar e compartilhar o que querem. O Plus é simples e tem a forma que o internauta simples e apaixonado por rede social quer.

A briga vai ser grande, não há dúvida. Mas na minha opinião, o Plus não vai vingar! Provavelmente daqui a alguns dias o Facebook deve anunciar parceria com o Skype, ou seja, adeus Hangouts do Plus. A interatividade com músicas que Mark promete para a rede azul deve exterminar o MySpace. Por baixo dos panos Google e Facebook brigam por aquele microblog, o Twitter. Ambos estão dispostos a pagar muito mais do que realmente o Twitter vale. Mas não é questão apenas de aquisição.

Quem levar o Twitter leva o mercado de rede social. Aquele que conseguir integrar o microblog do passarinho em algum projeto pode desbancar os concorrentes. tenho a intuição que nenhum dos dois levam; só para constar acho que a Microsoft bate o martelo.

O Plus está começando e com bastante sucesso, mas será que vai progredir? O mercado é grande e os concorrentes enormes. Os próximos capítulos nos responderão.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More