sábado, 2 de julho de 2011

Motorola Xoom x iPad 2

Qual o melhor tablet do mercado? Vamos analisar os dois melhores do mercado, Motorola Xoom e o Apple iPad 2. Vamos lá!

Hardware
Ambos os aparelhos possuem processadores dual-core de 1GHz, por isso poderão rodar aplicativos e navegar na web de maneira mais rápida que o primeiro iPad. Os dois tablets também oferecem duração de bateria igual, já que oferecem cerca de 10 horas para uso de web via Wi-Fi e cerca de 9 horas para uso da web via 3G. E por último, ao contrário do iPad original, tanto o Xoom quanto o iPad 2 possuem duas câmeras cada, uma traseira e outra frontal.

Então quais são as diferenças aqui? Bem, a tela do Xoom, com 10,1 polegadas e resolução de 1280x800 pixels (150 pixels por polegada), é ligeiramente melhor que a do iPad 2, com 9,7” e 1024x768 pixels (132 pixels por polegada). Além disso, o novo iPad é um aparelho extremamente fino e leve, já que mede 0,8cm e pesa cerca de 600g. Já o Xoom possui 1,2cm de espessura e pesa 720g.

Software

O iPad 2 roda o iOS 4.3, versão mais nova do sistema operacional da Apple que fez sucesso no iPhone e depois migrou para o tablet. Enquanto isso o Xoom roda o Android 3.0, também conhecido como “Honeycomb”, que é a primeira versão do sistema da Google desenvolvida especificamente para tablets. Essa é uma área em que o iPad realmente se destaca, uma vez que o iOS já é conhecido e confortável para muitos usuários de tablets enquanto o novo sistema do Google ainda é algo como um trabalho em andamento. Isso não é dizer que o Android nunca vai alcançar ou até superar o iOS, mas atualmente o sistema da Apple leva vantagem. E é claro, a beleza do Android é que muitas fabricantes de aparelhos o adotaram. Então, mesmo que a versão do Xoom não seja algo finalizado, pode ser muito melhorada quando os outros tablets com o mesmo sistema chegarem ao mercado nos próximos meses.

O iPad também possui a clara vantagem de já possuir muitos aplicativos disponíveis em razão do tempo que está no mercado (o modelo original foi lançado em abril de 2010). Apesar do Android Market (loja de apps da Google) ser um rival impressionante para a App Store da Apple quanto a aplicativos para smartphones, ele ainda está longe de chegar próximo da concorrente na categoria tablets. Assim, enquanto os usuários de iPad possuem cerca de 65 mil apps específicos para iPad disponíveis, os usuários do Xoom terão de esperar até que os desenvolvedores fiquem mais acostumados com o Honeycomb para terem opções parecidas.

Veja abaixo o teste de navegação:

Com todos os prós e contras de cada um concluímos que a melhor compra ainda é do iPad. Sem nenhuma dúvida o produto da Apple mostrou ser superior, sendo que ainda nenhum outro conseguiu superar.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More