quinta-feira, 16 de julho de 2009

Obama diz que líderes negros abriram caminho para que ele chegasse à Presidência

Obama atribui poder as lideranças negras

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ligou sua histórica ascensão ao poder ao vigor e ao valor dos líderes negros da luta pelos direitos civis, em um discurso proferido na sede da Associação Nacional para o Avanço das Pessoas de Cor (NAACP, na sigla em inglês), considerado seu primeiro grande pronunciamento especialmente voltado para a questão racial desde que assumiu a Presidência.


A entidade escolhida por Obama para fazer o discurso teve um papel ativo na luta pelos direitos civis no EUA no século 20 e contou entre seus membros com Rosa Parks, a mulher que deu início a um grande movimento de resistência à segregação racial quando se recusou, em 1955, a ceder sua cadeira em um ônibus do Alabama a um homem branco, conforme ditava a lei de segregação racial da época.


Obama disse aos líderes da NAACP que o sacrifício de outros "deu início à viagem que me trouxe até aqui." O primeiro presidente negro alertou, no entanto, que as barreiras raciais persistem.
"Não se enganem: a dor de discriminação continua a ser sentida na América", disse o presidente, em homenagem à convenção que marca o 100º aniversário da organização negra.
Apresentando a si mesmo como beneficiário do trabalho da associação, Obama citou figuras históricas, do intelectual negro W.E.B. Du Bois a Thurgood Marshall, primeiro negro a ser juiz da Suprema Corte, para explicar como o seu caminho para a Presidência pavimentado por visionários.


As declarações de Obama, marcadas por sua biografia, como o filho de uma mãe branca do Kansas e de um pai negro do Quênia, desafiaram a plateia a assumir uma maior responsabilidade pelo seu próprio futuro.
Ele pediu aos pais para terem um papel mais ativo aos cidadãos para restarem mais atenção às suas escolas.


Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More