quinta-feira, 30 de julho de 2009

São Thomé das Letras



São Thomé tem cachoeiras, igrejas e muitas histórias

Quem estiver pensando em ir para Machu Picchu, mas não tem como viajar até o Peru, pode tentar um outro caminho: a Gruta do Carimbado, em São Thomé das Letras, Minas Gerais. A lenda de que a caverna guarda um caminho secreto até a cidade de pedra dos incas é apenas uma das tantas que envolvem a cidade.

Ponto de referência para místicos e ufólogos, a própria história de São Thomé das Letras é cheia de mistérios. Dizem que o escravo fugido João Antão se escondeu na Gruta de São Thomé, onde encontrou um homem que lhe deu um bilhete. Era para entregá-lo a seu antigo amo, Capitão João Francisco Junqueira, que, ao ler o recado, o libertaria. Dito e feito: após ler o bilhete do homem misterioso, o antigo senhor libertou o escravo e foi até a gruta, onde encontrou uma imagem de São Thomé. Após encontrar o santo, João Francisco mandou erguer uma capela e fundou a cidade.

Hoje, no lugar da capela está a igreja da Matriz, construída por volta de 1785 em estilo barroco. Encravada na Serra da Mantiqueira, a 1.444 metros acima do nível do mar, São Thomé das Letras é um ótimo lugar para apreciar a paisagem das montanhas de Minas. Um dos pontos preferidos dos turistas, onde a vista do pôr do sol é privilegiada, é a Pirâmide ¿ uma casa abandonada com teto piramidal. Além dos visitantes que buscam um ponto privilegiado para olhar a paisagem, a Pirâmide é também famosa entre os ufólogos, em razão de relatos de pessoas que dizem ter visto OVNIs e extraterrestres no local.

Conhecida também como cidade de pedra, São Thomé tem algumas construções interessantes feitas apenas de pedra, sem qualquer tipo de cimento ou argamassa, como a igreja Nossa Senhora do Rosário, do século XVIII. Além das grutas, das casas de pedra e das lendas que envolvem a cidade, São Thomé também tem como grande atração as várias cachoeiras ao seu redor, como a Shangri-lá (a 16 km da cidade), cujo chão abaixo das águas cristalinas é de quarzito rosa; a Véu de Noiva (a 9 km da cidade), a cachoeira do Vale das Borboletas (a 3 km de São Thomé) e a cachoeira Eubiose ( a 2,5 km de São Thomé).

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More