sábado, 28 de agosto de 2010

Hewlett-Packard

HP 01

Há 69 anos…

Poucos a conhecem como Hewlett Packard, mas muitos sabem o que é a HP. Em 1934, em um acampamento de 2 semanas no Colorado, Bill Hewlett e David Packard se tornaram amigos e a partir de então a HP começou a ‘flutuar’ nos pensamentos destes jovens. Cinco mais tarde, os estudantes da Universidade de Stanford fundaram a Hewlett Packard. Em Palo Alto, Califórnia, ambos fizeram um investimento de 538 dólares para montar em uma garagem seu primeiro produto: um oscilador de áudio. O instrumento era muito utilizado por engenheiros de som para fazer testes sonoros.

Um dos primeiros clientes foi o estúdio Walt Disney que adquiriu 8 osciladores para desenvolver e testar a parte sonora do filme “Fantasia”, de 1940. Aos poucos a empresa ia ganhando força. A medida que a HP crescia, Dave e Bill criam um estilo de gerência agressiva que forma a base de sua cultura de empresa aberta. Em 1942 iniciam a construção do seu primeiro prédio em Palo Alto. Com mentes conservadoras e receosas, planejaram o prédio de HPforma que pudesse se transformar em uma mercearia caso não desse certo.

A partir de 1950 seus contadores de frequência e produtos relacionados faturam bilhões de dólares. Oito anos depois a HP adquire sua primeira empresa, FL Moseley, produtor de plotters, entrando assim no mercado que consagrou a marca, a impressão. A HP já obtêm bons lucros e alicerça suas bases.

Em 1966 lança seu primeiro computador, o HP 2116A. O lançamento do PC pessoal só aconteceria em 80. Em 1988 lança a HP DeskJet. Em 1994 iniciou uma parceria com a poderosa Intel para o desenvolvimento de um processador de 64 bits, lançado em 2001. Após tantas conquistas, a empresa sofreu um abalo com a morte de David Packard, em 26 de março de 1996. Logo em seguida a empresa recebe o prêmio Emmy pela contribuição na tecnologia de compactação MPEG para vídeos.

No início dos anos 2000, mais precisamente em 12 de janeiro de 2001, morre Bill Hewlett aos 87 anos. Em 2002 ocorre a fusão entre HP e a Compaq Corporation formando a HPQ. Recentemente a HP comprou a EDS, Electronic Data Systems. Com um investimento anula de 4 bilhões de dólares em pesquisa e desenvolvimento, a HP tem criado novos mercados, principalmente através da invenção de novas soluções tecnológicas.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More