domingo, 26 de dezembro de 2010

Tecnologia

 Estrada

Onde 2011 vai nos levar?

É fascinante poder acompanhar esse mundo como poucos. Difícil é não se encantar com as diversas categorias presente neste meio. De um simples tocador de MP3 até uma incrível TV capaz de reproduzir imagens em 3D e acessar a internet. Os extremos mostram que a tecnologia já nos rendeu em seu domínio.

No início de 2010 entramos com o seguinte pensamento: ‘Os netbooks vieram para ficar e dominar’. Não foi isso que aconteceu. A Apple, liderada por Steve Jobs, mudou o esse curso. O iPad foi lançado no início do ano e praticamente exterminou as chances dos netbooks ganharem mercado e se firmarem. Os tablets foram aparecendo de forma rápida mas sem muitas forças para competirem com o iPad e o Galaxy Tab, da Samsung.

Já os notebooks viveram seu melhor ano. Em 2010, superaram,  em vendas, os desktops e devem despontar como a principal forma de acesso a computadores no mundo nos próximos anos. Segundo Ivair Rodrigues, diretor de Estudos de Mercado da IT Data e responsável pelos dados da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), ‘o mercado de desktops não vai acabar, mas não tem tendência alguma de crescimento’. Com isso a expectativa para 2011 é que os notebooks alcancem números surpreendentes de vendas.

E os smartphones? Esses cresceram e ganharam carisma. Mini-computadores integrados com tudo o que há de mais complexo no muPlano Terra logo05ndo da informática. Planilhas, textos, e-mails, acesso a internet, GPS, aplicativos, edição de vídeos e imagens e streaming são algumas das funcionalidades desses aparelhos. Um dos problemas que ‘a febre de smartphones’ irá causar é o congestionamento da internet. Milhões de aparelhos foram vendidos este ano e para 2011 a expectativa é que sejam vendidos ainda mais. Tudo isso pode afogar a internet.

A questão é que apontamos possíveis acontecimentos no mundo tecnológico para 2010 e acertamos poucos. Por que? Esse mundo é muito dinâmico! 2011 chegará com promessas de uma nova linha de tablets, novas e revolucionárias formas de tecnologias automobilísticas e espaciais, o crescimento da rede 3G e a confirmação da TV 3D nas casas espalhadas por todo o mundo. Aqui no Brasil esperamos que a integração digital continue e que principalmente o acesso a rede de Banda Larga possa ser expandida com qualidade e sob um custo bem inferior ao atual.

A tecnologia não irá parar. Novos quadros e acervos em multimídia ditarão os novos passos do Plano Terra para 2011. Espero contar com nossa principal ferramenta, o internauta. Assegure seu lugar, pois você irá viajar muito pela tecnologia em 2011!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More