Android acirra competição entre fabricantes de celulares
O sistema operacional móvel Android, criado pelo Google há dois anos, já vem mudando o cenário de competitividade das fabricantes de celulares. Empresas que até pouco tempo conseguiam brigar apenas pela lanterna do mercado encontraram no Android um aliado importante para recuperar espaço no mercado.
Segundo a consultoria IDC, as duas principais beneficiadas foram a HTC e a Samsung. Em dois anos, a HTC de 5,1% de participação no mercado para 8,5%. Já a Samsung, que tinha 3,7% no terceiro trimestre de 2008, passou a 9,6% e 23 milhões de aparelhos vendidos. Não à toa, o Android consolidou-se como o sistema operacional móvel que mais cresce. Até 2015, deve rodar em praticamente metade dos smartphones do mundo.
Entre os fatores técnicos que fizeram o Android decolar estão a facilidade de implantação. O sistema foi aberto pelo Google para ampla adoção da indústria, que pode poupar seus recursos com pesquisa e desenvolvimento com software, além de se beneficiar dos aplicativos. Outro atrativos é a facilidade de ‘trânsito’ do sistema entre o uso doméstico e o corporativo. Segundo pesquisa da ITIC com 900 consumidores, 86% da base usa o aparelho para ambos os fins. No entanto, o uso do Android ainda impõe desafios à indústria. As fabricantes ainda não conseguiram descobrir as melhores formas de distribuir as atualizações para seus usuários.