sexta-feira, 1 de abril de 2011

Redes (3)

Rede de Computadores 01

Protocolo HDLC (High-Level Data Link Control)

Esse protocolo foi especializado pela ISO (Internacional Standard Organization) e é utilizado no nível 2 da recomendação X.25 do CCiTT na transmissão de dados em redes WAN, ou seja, em transmissões a distância, entre equipamentos. O formato do bloco (frame ou quadro) do protocolo HDLC é mostrado com seus campos de controle a seguir.

FLAG
8 BITS
Endereço
8 BITS
Controle
8 BITS
Dados Controle do Frame
16 BITS
FLAG
8 BITS
  • Flag: delimita o início e o fim do frame.

O flag tem a sequência de bits “01111110”. Após o flag de início do bloco, inicia-se o cálculo do algoritmo de correção de erros (FCS) do bloco de dados transmitido.

  • Address (endereço): endereço de destino.
  • Controle: Indica se o frame é de informação, supervisão ou gerenciamento.
  • Controle do frame: no qual fica o resultado do algoritmo de correção de erro. O campo de controle é formado por 8 bits:
  0 1 2 3 4 5 6 7
I 0 << NS >> P/F << NR >>
S 1 0 S S P/F   NR  
G 1 1 M M P/F   M M

NS: número de sequência de transmissão do quadro.

NR: número de sequência de recepção do próximo quadro.

S: supervisão (por exemplo: retransmissão parada).

G: gerenciamento.

P/F: 1 = bit de final de resposta.

O HDLC é um protocolo transparente a dados, pois transmite todo e qualquer dado que lhe é enviado, entregando na outra ponta o dado da mesma forma que recebeu. Isso é possível por ser um protocolo orientado a bit. Para evitar que algum dado transmitido seja igual ao flag (01111110) que delimita o início e o fim do frame (bloco HDLC), o que seria o único impacto quanto a transparência, o HDLC insere um 0 (zero) ao encontrar 5 bits 1 contínuos. Ao receber o bloco, a outra ponta faz processo inverso, retirando o zero incluído e entregando os dados ao receptor da mesma forma que foram gerados, transparentemente.

O HDLC é um protocolo da camada de enlace utilizado para levar informações pelo meio físico em redes WAN, ou seja, em conexões externas. Ele recebe dados das camadas acima da camada de enlace, como, por exemplo, pacotes IP da camada de rede, e transporta-os pelo meio físico entre dois equipamentos. É muito utilizado na conexão entre roteadores em uma rede WAN.

No próximo tutorial, falando sobre redes, analisaremos o Protocolo TCP/IP.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More