domingo, 10 de abril de 2011

Banda larga nacional

Banda Larga

Governo aumenta velocidade de banda larga

A presidente Dilma Rousseff alterou o PNBL (Plano Nacional de Banda Larga). Em vez de conexões de até 600 kbps (kilobits por segundo), ela exige 1 Mbps (megabit por segundo) pelo mesmo preço, R$ 35.

Nos Estados que concederam isenção de ICMS nos pacotes vinculados ao PNBL, o preço será R$ 29,80. A nova orientação foi dada ao ministro Paulo Bernardo (Comunicações) na semana passada. Segundo Dilma, o plano original está atrasado em relação ao mundo. O plano nos EUA prevê conexões de 100 Mbps. Na Coréia, as velocidades variam de 1 a 2 Gbps (gigabit por segundo), até 20 vezes mais que os EUA e até 2000 vezes mais que no Brasil.

Kbps, Mbps e Gbps são unidades de velocidade das conexões e representam a quantidade de informação trafegada por segundo. Dilma acrescentou que as operadoras terão de se adaptar à sua demanda e investir, em vez de ficar pedindo dinheiro ao governo. Avisadas, as teles já devem começar a negociar o novo PNBL com o governo esta semana.

A alteração deve provocar um atraso de pelo menos três semanas no início do programa, que deveria ter sido implantado no governo Lula.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More