sábado, 9 de abril de 2011

Tablets no Brasil

Tablets 02

Incentivo para tablet no país ainda é dúvida

Embora a Apple já tenha dado os primeiros passos para trazer os componentes para fabricar o iPad no Brasil, os incentivos para a fabricação ainda são uma incógnita. Fabricantes como Positivo, Itautec, Samsung e da Abinee estiveram na semana passada com o secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Barreto, para discutir estímulos à produção nacional, mas nada foi definido.

O principal objeto de discussão é o PPB (Processo Produtivo Básico) que vai determinar quais partes podem ser importadas e os incentivos fiscais. Os fabricantes pedem que classificação de notebooks, com isenção de 9,25% de PIS e Cofins. No entanto, para a Receita, notebooks são apenas aparelhos que possuem teclado. Outra possibilidade é que os tablets tenham um PPB próprio, o que os faria perder a isenção. Barreto pediu 15 dias para discutir o tema.

A opção da Foxconn foi trazer os componentes desmontados no formato conhecido pela indústria como CKD, em que todas as etapas de montagem são feitas por aqui. Com isso, não haveria o risco de perder os incentivos caso o governo decida pela montagem completa local, em vez dos formatos importados pré-montados (SKD).

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More