Apple e Google disputam o mercado de jornais e revistas digitais
A Apple não importou-se com os concorrentes e introduziu seu serviço de assinatura de revistas, jornais, vídeos e músicas. Esta é a tendência para jornais e revistas, visto que o número de dispositivos móveis com acesso a internet deve aumentar muito nos próximos anos. Este serviço permitirá que a Apple fique com 30% dos pagamentos das assinaturas dos usuários a revistas e jornais digitais.
Os editores podem definir o preço e a duração da assinatura, que pode ser oferecido através dos sites já existentes, ou solicitado através da Apple. Em outras palavras, um cliente que quer uma conta com a Netflix tem duas opções: inscrever-se através do site Netflix, caso em que a empresa recebe o pagamento integral, ou através de aplicações do iPhone ou iPad, que, no caso, a Apple levaria 30% do pagamento. Ao lançar este serviço, a Apple está dando um passo importante e corajoso para garantir um papel no futuro da mídia digital. Até o momento a Apple convidou apenas a Netflix para criar aplicativos para o iPhone e o iPad.
Os editores estão apostando que a simplicidade do sistema da Apple , vai ajudar a impulsionar as vendas, compensando as perdas que poderiam ocorrer nas receitas.
O Google, empresa de Mountain View, deu sua resposta e anunciou um serviço para permitir que as editoras vendam suas versões digitais de jornais e revistas para smartphones e tablets com o sistema operacional móvel da empresa, o Android. O One Pass, o seu novo serviço, permite que os editores vendam conteúdo que os consumidores podem ver nos sites da internet, bem como em aplicativos disponíveis nos smartphones e tablets. Segundo o Google, as editoras podem cobrar pelo conteúdo de várias maneiras, incluindo assinaturas, número de acessos e venda de itens individuais.
O serviço permite também que os editores ofereçam aos assinantes das versões impressas um acesso gratuito ou com desconto aos conteúdos digitais. Em seu blog, o Google disse que o serviço permite que os editores definam seus próprios preços e condições de seu conteúdo. O One Pass está disponível, no momento, para as editoras no Canadá, França, Alemanha, Itália, Espanha, Reino Unido e EUA.