sábado, 26 de fevereiro de 2011

Light Launder

Lave suas roupas em 20 segundos

Todos os dias, milhões de donas de casa (e, por que não dizer, donos de casa) gastam vários minutos com o demorado processo de lavagem de roupas - desde a coleta das roupas sujas até o recolhimento das roupas secas do varal, passando por diversas etapas como a separação das roupas brancas, o processo de funcionamento da lavadora de roupas, entre outras. Se não bastasse todo o tempo gasto, ainda se perde dinheiro e se causa danos ao meio ambiente, usando água e sabão para deixar as roupas como novas. Pensando nisso, o designer Jeffrey Leung criou a Light Launder, uma máquina de lavar roupas conceitual que, além de ser extremamente compacta, é rápida, eficiente, e não causa qualquer dano ao meio ambiente.

O funcionamento da Light Launder se dá da seguinte maneira: depois de inserida a peça de roupa no tubo, começa o escaneamento e reconhecimento do tecido via infravermelho. Assim que este reconhecimento for concluído, uma luz acenderá, indicando ao usuário que deve descer a peça de roupa. Enquanto isso, um filtro de dióxido de titânio começará a produzir hidróxidos livres, que são os catalisadores para eliminação de odores orgânicos, gases químicos, poluentes e bactérias presentes no tecido.

Além disso, o ar é catalisado no interior da lavadora e, em alta velocidade, exerce uma grande pressão sobre a peça de roupa, ajudando a remover a sujeira, que fica guardada numa área específica do equipamento, facilitando a eliminação posterior dos resíduos. Tudo isso leva de 20 a 30 segundos, dependendo do tipo e tamanho da peça de roupa.

A Light Launder, com certeza, tem um futuro brilhante se chegar a ser construída. A possibilidade de se reutilizar roupas sujas depois de apenas meio minuto é fantástica e animadora. Por ora, só nos restam esperar, e torcer, para que o conceito saia do papel.


Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More