Lave suas roupas em 20 segundos
Todos os dias, milhões de donas de casa (e, por que não dizer, donos de casa) gastam vários minutos com o demorado processo de lavagem de roupas - desde a coleta das roupas sujas até o recolhimento das roupas secas do varal, passando por diversas etapas como a separação das roupas brancas, o processo de funcionamento da lavadora de roupas, entre outras. Se não bastasse todo o tempo gasto, ainda se perde dinheiro e se causa danos ao meio ambiente, usando água e sabão para deixar as roupas como novas. Pensando nisso, o designer Jeffrey Leung criou a Light Launder, uma máquina de lavar roupas conceitual que, além de ser extremamente compacta, é rápida, eficiente, e não causa qualquer dano ao meio ambiente.
O funcionamento da Light Launder se dá da seguinte maneira: depois de inserida a peça de roupa no tubo, começa o escaneamento e reconhecimento do tecido via infravermelho. Assim que este reconhecimento for concluído, uma luz acenderá, indicando ao usuário que deve descer a peça de roupa. Enquanto isso, um filtro de dióxido de titânio começará a produzir hidróxidos livres, que são os catalisadores para eliminação de odores orgânicos, gases químicos, poluentes e bactérias presentes no tecido.
Além disso, o ar é catalisado no interior da lavadora e, em alta velocidade, exerce uma grande pressão sobre a peça de roupa, ajudando a remover a sujeira, que fica guardada numa área específica do equipamento, facilitando a eliminação posterior dos resíduos. Tudo isso leva de 20 a 30 segundos, dependendo do tipo e tamanho da peça de roupa.
A Light Launder, com certeza, tem um futuro brilhante se chegar a ser construída. A possibilidade de se reutilizar roupas sujas depois de apenas meio minuto é fantástica e animadora. Por ora, só nos restam esperar, e torcer, para que o conceito saia do papel.