segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Gigantes Sociais

Facebook e Google

Facebook

Ao centralizar diversas atividades e prender o usuário na sua página, a rede social criada por Mark Zuckerberg chega a 596 milhões de internautas e ultrapassa o Google em audiência. Em poucos anos a empresa deve ser a mais valiosa do planeta.

O Facebook foi lançado em 4 de fevereiro de 2004. Mark Zuckerberg juntamente com Eduardo Sarevin estudavam em Harvard quando tiveram a idéia de integrar estudantes da universidade. Logo, a rede social foi expandida ao Instituto de Tecnologia de Massachusetts, à Universidade de Bostan, ao Boston College e a todas as escolas Ivy League dentro de dois meses. No ano seguinte muitas instituições de ensino foram adicionadas. Pessoas com endereços de e-mail de universidades ao redor do mundo eram eleitas para ingressar na rede. Em 2006, o Facebook passou a aceitar também estudantes secundaristas e algumas empresas.

“Queremos mudar o futuro da internet.” Ao dizer esta frase, Zuckerberg não exagerou. Você pode achar o Facebook uma bobagem que só serve para postar recados de aniversário, cutucar amigos ou compartilhar fotos das férias, mas saiba que a rede tornou-se um fenômeno da internet ao centralizar uma série de atividades. Hoje, o Facebook tem 596 milhões de usuários ativos e já atrai uma multidão de 2,5 milhões de desenvolvedores.

Segundo a consultoria Experian Hitwise, 8,93% dos acessos apontaram para o Facebook, em comparação a 7,19% das visitas à página inicial do Google. A estratégia é a seguinte: o Google é mais popular, mas leva os internautas a outros sites, enquanto o Facebook mantém o internauta preso à sua home.

Muitas são as discussões em relação ao facebook, mas tudo indica que a rede social mais presente no mundo caminha para se tornar, como quer seu criador, um dos meios de comunicação mais populares do mundo e a porta de entrada para a maioria dos usuários de internet. Assim, Mark Zuckerberg entrará para a lista dos empreendedores que criaram empresas milionárias, como define o livro The Facebook Effect, a ser lançado este mês no país. Escrito pelo jornalista David Kirkpatrick, a obra mostra como Zuckerberg usou seu talento empreendedor para montar um negócio e, principalmente, como resistiu a propostas sucessivas de até 1,5 bilhão de reais.

No Brasil, o Facebook tenta bater o domínio do Orkut. Mas tudo indica que ainda este ano o Facebook deve ser a maior rede social do Brasil.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More