domingo, 13 de fevereiro de 2011

Nokia e Microsoft

Nokia - Cópia

Nokia + Microsoft = demissões

O líder mundial de telefones celulares, a Nokia, anunciou nesta sexta-feira, 11 de fevereiro, que sua aliança com a gigante Microsoft trará o sistema operacional Windows Phone para seus aparelhos. Mas não é só de coisas boas que a parceria está sendo marcada. Os números não foram revelados, mas vários postos de trabalho foram cortados na empresa.

Stephen Elop, CEO da Nokia, se recusou a especificar o número de postos de trabalho perdidos nos países em que a Nokia tem filiais. Na Finlândia, sede da Nokia, autoridades criticaram a decisão da empresa tecnológica dizendo que as demissões afetaram o desenvolvimento do país. A gigante finlandesa emprega cerca de 130 mil pessoas no mundo. Na mesma sexta-feira, cerca de 3 mil funcionários fizeram protestos sobre a parceria com a Microsoft. Na cidade de Oulu, metade dos 2 mil funcionários também lidam com o Symbian, sistema operacional da Nokia, e também se revoltaram ao saber da parceria.

A aliança é também um jogo, talvez a melhor oportunidade para a Nokia e a Microsoft de ganharem uma posição duradoura no crescente mercado de smartphones sofisticados, onde a Apple, com o iPhone, e o Google, com o software Android, estão liderando tranquilamente. Analistas concordam que a Microsoft tem muito mais a ganhar. Após o anúncio investidores se afastaram e as ações da Nokia caíram 12%. De início a nova parceria não foi bem vista, mas a Nokia pretende a curto prazo realizar ações que tragam benefícios não só a empresa mas também aos empregos que foram perdidos.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More