O Macbook foi lançado em 2006, precisamente no dia 16 de maio e, na época, utilizava o processador Intel Core Duo e o chipset 945GM. Revisões posteriores moveram o Macbook para o processador Core 2 Duo e o chipset GM965. O eletrônico apresenta um monitor de LCD widescreen de 13,3 polegadas, 15,4 e 17, retroiluminada por LED com uma webcam integrada. As capacidades de som incluem alto-falantes estéreo integrados, microfone omnidirecional também integrado, entrada de linha de áudio e saída para fones de ouvido. O portátil da Apple também fecha-se com um mecanismo de tranca magnética.
O design do eletrônico foi baseado no seu antecessor, o iBook G4. Além da cor branca clássica, a Apple oferece ao consumidor uma opção na cor preta premium. Os dois modelos de cores são feitos de policarbinato.
A empresa americana deixa claro que as baterias internas de lítio de 63,5 watts/hora tem a produtividade excelente de até 10 horas de autonomia. É claro que dependendo da quantidade de carga de tarefas realizadas com o notebook essa estimativa pode cair pela metade. Mesmo assim o Macbook não perde um dos seus grandes trunfos, a bateria. Já o teclado é bem espaçoso, com mais ou menos 1.5 mm entre as teclas vizinhas, e atrente pelo design encantador.
Tudo isso tem um preço que para muitos é absurdo. A questão sobre se realmente vale a pena pagar tão caro por um notebook da Apple é alvo de muita discussão. Algo que nenhum amante da tecnologia pode descordar, é que o Macbook é um excelente portátil e um dos melhores produtos existentes no mercado mundial.