sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Qual o melhor?

Apple vs Samsung

Inovação contra popularidade

Com certeza uma das melhores disputas já abordada no quadro ‘Qual o melhor?’. De um lado a inovadora e atrevida Apple, já do outro a popular e experiente Samsung. Ambas possuem um público apaixonado por tecnologia que não abrem mão de qualidade, mobilidade e ótimo design.

Apple. Foi em 1976, na Califórnia, que Steve Jobs e Steve Worniak deram início ao que na época era denominada Apple Computers. Desde o começo da fabricação do primeiro eletrônico, o Apple 1, a empresa americana tem construído uma reputação distinta na indústria de informática e eletrônicos e cultiva uma base de consumidores que é devota de modo incomum à sua marca e à sua empresa. Após 30 anos de existência, a empresa adotou o nome Apple Inc., retirando a palavra ‘Computer’.

A Apple lançou vários produtos de sucesso. Os mais recentes foram os mais vendidos de sua história: o iPhone, iPod e iPad. Os fracassos também ocorreram, mas a vontade de produzir eletrônicos inovadores deixou as derrotas da Apple para segundo plano. A empresa chefiada por criativo e fabuloso Steve Jobs conseguiu, em setembro de 2010, tornar-se a segunda maior empresa do mundo.

Apple produtos

Samsung. Fundada em 1936, a empresa sul-coreana adota um dos objetivos mais arrojados do mundo tecnológico. Até 2020 a Samsung quer atingir um total de receitas no valor de 400 bilhões de dólares e se tornar uma das cinco maiores empresas do planeta. Engana-se quem pensa que a Samsung está tentando chegar aos pés de suas concorrentes tecnológicas. A empresa é hoje a marca Nº 1 de produtos eletro-eletrônicos do mundo e faz parte das 20 marcas globais mais valiosas. A Samsung também é a 7ª maior corporação transnacional do mundo.

Lee Byung-Chul deu início a empresa fundando uma pequena loja chamada ‘Samsung’ em Daegu. Em 1950, Byung-Chul criou a Companhia de Comércio Samsung em Seul, onde fica hoje a atual sede da empresa. A Samsung também lançou diversos produtos de sucesso. Atualmente a linha Galaxy representa um dos grandes avanços tecnológicos da empresa.

Em janeiro de 2010, mais precisamente no dia 27, a Apple dava um grande passo no mercado eletrônico com o lançamento do iPad. Várias empresas como a RIM, LG e Toshiba lançaram seus tablets, mas nenhum conseguiu disputar mercado com o produto da Apple. Na metade de 2010, a Samsung lançou sua versão, o Galaxy Tab. O eletrônico vem ganhando mercado e hoje é o principal concorrente para o iPad da Apple.

Definir a melhor marca é um desafio impossível. Cada marca tem seu ponto forte. Por ser mais popular, a Samsung vende mais. Por ser mais inovadora, a Apple garante clientes fiéis.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More