sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Microsoft e Adobe

Microsoft - Cópia

Só especulações?

A notícia que mais circulou esta semana no mundo da tecnologia foi a reunião secreta entre o CEO da Microsoft, Steven Ballmer e o presidente da Adobe, Shantanu Narayen. Tudo pode ser cogitado nesta reunião. Desde uma conversa descontraída entre amigos sobre o mercado da tecnologia à um acordo verbal sobre a compra da Adobe pela Microsoft. A possibilidade real de o produto ‘Flash’ estar presente na nova versão do Windows Phone, aquece ainda mais as especulações sobre a fusão das empresas.

Pelo que a imprensa americana divulgou, a reunião pode ter tido como principal foco a ‘corrida’ pela liderança nos dispositivos móveis. Visto que a Apple não usa nenhAdobe02um produto da Adobe em seus sistemas operacionais móveis, a Microsoft quer se juntar com a Adobe e conseguir liderar a ‘batalha’ contra a Apple.

O interessante é que a Adobe e a Microsoft competem no seguimento de softwares. Em 2007, com o objetivo de vencer a hegemonia da Adobe com o ‘Flash’, a Microsoft lançou o Silverlight. Mesmo com mais um concorrente, o produto da Adobe continua totalmente soberano. Deve ser por aí o interesse da Microsoft em adquirir a Adobe. Visto que não há como competir com o principal produto da empresa de Narayen, a Microsoft quer se unir para conseguir ‘derrubar’ o mercado amplo que a Apple obtém.

Nenhuma das duas empresas comentou sobre as especulações. Em entrevista ao jornal americano ‘The New York Times’, Randal Picker, professor da Universidade de Chicago, disse “que não acha a Microsoft um comprador agressivo em um mundo onde eles não são mais um gorila de 800 libras”.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More