domingo, 21 de fevereiro de 2010

Qual o melhor browser?

Qual você prefere?
.
.
Pode parecer que exista pouca diferença entre os principais browsers do mercado da internet. Mas se você já teve a oportunidade de usá-los, já notou algumas diferenças. Então, qual é o melhor?
.
Vamos começar a nalisando o Google Chrome, elaborado pelo gigante da internet, o Google. O Chrome é um navegador de código-fonte aberto que usa o motor WebKit para renderizar as páginas. O nome é derivado a partir da interface gráfica da moldura, ou "cromo", de navegadores web. A primeira versão, beta, para o Windows foi lançada em 2008 em 43 idiomas, hoje está disponível em 50. Para Mac OS X e Linux, as versões ainda estão em desenvolvimento, com previsão de lançamento para 2010. Segundo os especialistas na área, o Chrome é o navegador mais rápido e leve.
.
O Internet Explorer foi sendo ao longo dos anos apontado como um software com numerosas falhas de segurança, o que o teria levado a perder terreno para outros navegadores. A Microsoft argumenta que devido a sua posição predominante no mercado dos navegadores, especialmente empresariais, o seu navegador é sujeito a um escrutínio mais intenso do que outros, e que tem respondido a essas falhas detectadas com correções e novas versões das quais o IE 7 pretende ser o expoente máximo, com suas novidades na área tão criticada. Os especialistas dizem que a nova versão do IE é a mais segura do mercado.
.
Mozilla Firefox é um navegador livre e multi-plataforma desenvolvido pela Mozilla Foundation com ajuda de centenas de colaboradores. A intenção da fundação é desenvolver um navegador leve, seguro, intuitivo e altamente extensível. Para os entendidos, o Firefox é uma ótima alternativa, pois é o navegador que melhor se enquadra ao custo-benefício.
.
Safari é um navegador desenvolvido pela Apple Inc. e incluído como o navegador padrão a partir do sistema operacional Mac OS X v10.3. Apresenta uma interface simples, característica dos produtos da Apple. Suas funções são básicas: abas, bloqueador de pop-ups, baixador de arquivos, leitor de notícias RSS, modo privado que evita o monitoramento da navegação por terceiros, etc. Com relação ao Firefox e o IE8 o Safari deixa a desejar.
.
São vários os browsers para você usar. Além dos principais que já foram mencionados, o Opera é o pioneiro nessa área e trouxe o sistema de abas que foi posteriormente copiado pelos concorrentes. Analise e se encaixe em um dos navegadores, e se divirta!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More