domingo, 20 de dezembro de 2009

E-Books


E-Books tentam fechar o ano com boas vendas
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O hábito da leitura começou a mudar para sempre ao longo de 2009, com a aposta da indústria eletrônica nos e-books, dispositivos para leitura de livros eletrônicos que buscam se tornar um dos presentes mais procurados deste Natal.
Será este Natal o início do fim da era do papel? O que está claro é que o Kindle ultrapassou em 2009 a barreira das invenções promissoras para entrar no território dos que, como a internet, o telefone celular e o iPhone, produzem uma mudança irreversível.
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A Amazon, que se aliou com o Kindle para criar um sistema de monopólio similar ao do iTunes e iPod da Apple, anunciou no final de novembro que seu dispositivo já era o produto mais vendido de seu site, com 3 milhões de unidades vendidas este ano.
Suas ações dispararam para US$ 135,25 e as estimativas para 2013 são de 13 milhões de exemplares. Para muitos, o dispositivo de leitura ficará associado a sua marca mais famosa: o Kindle.
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"O papel ficará como um objeto de culto, algo parecido ao que aconteceu com os cavalos e o carro", segundo Juan González de la Camara, diretor-geral da Grammata, site que distribui para o dispositivo de leitura espanhol, o Papyre.
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Mas também há alguns nostálgicos, como o belga Antoine Compagnon, catedrático de História e Literatura, que afirmou, em entrevista ao jornal "El País", que "é difícil uma leitura prolongada de Proust ou Hegel em um livro eletrônico" e que "um livro implica em uma paisagem, um território a explorar" que se perde na tela.
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No "The New York Times", por outro lado, os responsáveis aderiram rapidamente.
"Soubemos por mais de uma década que chegaria um dia em que um produto de leitura eletrônica ofereceria a mesma experiência satisfatória de ler um jornal impresso", disse Arthur Sulzberger, o presidente da companhia editora do jornal, ao apresentar o Kindle DX, que ampliava a memória do dispositivo para 3,5 mil livros.
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Enquanto isso, o jornalista Robert McCrum titulava um eloquente artigo: "Ninguém sabe nada e outros dilemas da era do e-book", no qual dizia que "uma coisa está clara: não é o início do fim, mas é, provavelmente, o final do princípio".
Ou seja, não cabe mais ficar na defensiva e, como fizeram as fonográficas ao se aliar com o iTunes ou o YouTube, é preciso negociar com o antigo inimigo para não ficar para trás, segundo os especialistas.

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