sábado, 26 de dezembro de 2009

Especial: Google


Google, 13 anos
.
Larry Page e Sergey Brin começaram, em 1996, a trabalhar em uma ferramenta de pesquisa chamada Back Rub. A abordagem da dupla e as ótimas ferramentas criadas até o momento, em 97, trouxe destaque a dupla de jovens na Universidade de Michigan.
.
No ano seguinte, os dois jovens americanos começam seu próprio site, o Google. Na época apenas com 10 000 buscas diárias. O escritório funcionava em uma garagem. Em 1999 as coisas alavancaram a um nível considerável. o Google respondia por mais 500 000 mil buscas na internet, algo expressivo na época.
.
No final do século XX, o Google recebeu vários prêmios e se tornou oficialmente o maior site de busca da internet mundial. O Google ganha 10 idiomas e mais de 100 milhões de buscas diárias.
Em 2003 o Blogger se torna uma ferramenta importante na criação de blogas. Enquanto isso, outras empresas lançam o Scond Life e o My Space. Com isso o Google precisaria correr atrás dos prejuízos provocado pela concorrência.
.
Em 2006 o Google faz sua grande compra. Sem sucesso em concorrer com o maior site de vídeos da internet, o You Tube, o gigante da internet apostou alto e adquiriu por US$ 1,65 bilhão o site. Neste mesmo ano, as ações do Googe já batiam recordes e valiam US$ 145 bilhões de dólares.
Após dois anos em mais uma tentativa de concorrer com a Microsoft, o Google lança o Chrome para concorrer com o Internet Explorer.
.
Vendo o grande crescimento das redes sociais como o Facebook e o My Space, o Google aposta na sua versão, o Orkut. Com mais de 51% dos usuários no Brasil, o Orkut muda de sede e passa a ser administrado pelo Google Brasil. A rede cresce em alta velocidade. Brasil, Índia e EUA lideram a lista de usuários.
.
Sem dúvida o Google é uma empresa sem comparações. Mentes brilhantes trabalham cada vez mais para tornar a Internet útil em nossos dias.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More