segunda-feira, 7 de junho de 2010

A mordida da maçã

A inovação da Apple

De tempo em tempo, uma empresa consegue ascender ao posto de símbolo de uma época – sempre ligado a inovação. Nos anos 70 a IBM conquistou esse posto, e, antes dela, da general Motors. Já mais recentemente, a Microsoft na década de 90 assumiu o lugar, tomado pelo Google. Estamos, agora, vendo a Apple liderar tal posto. A empresa fundada há 34 anos por Steve Jobs e Stephen Wozniak em uma garagem no Vale do Silício virou o centro das inovações em nossa época.

Qualquer eletrônico que ela produza e apresente desperta olhares e opiniões, contra ou a favor. Cada passo que Steve Jobs toma em relação a Apple vira assuApple03nto nos jornais e noticiários internacionais ligados a economia e tecnologia. A qualidade dos produtos são incontestáveis, mas a Apple cobra caro por isso, sendo considerada uma marca cara, que apenas os mais exigentes possuem. Mas mesmo assim os fãs não reclamam de pagar a conta, afinal eles são apaixonados pelos produtos da empresa. O último exemplo disso foi o que aconteceu com o iPad. Apenas 2 meses após o lançamento o produto já tinha vendido 2 milhões de exemplares. Lucro para a Apple, felicidade para os consumidores.

O que Jobs tenta a todo custo manter é a condição de empresa queridinha do público. Mas mesmo que ele não consiga tal feito, a Apple está aproveitando como poucos o momento favorável.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More