quinta-feira, 8 de outubro de 2009

África


África do Sul
.
País mais desenvolvido do continente africano, a África do Sul oferece ao turista uma série de opções, especialmente nas áreas de meio ambiente e cultura. O ecoturismo, setor em expansão no mundo todo, encontra no território cenários ideais para safáris, caminhadas entre trilhas e visitas a parques nacionais e reservas. O país conta ainda com uma série de museus, teatros e festivais de música.

Seguindo o preceito de que a língua é um dos direitos básicos dos indivíduos, a Constituição de 1993 da África do Sul instituiu 11 línguas oficiais no país. São elas: Afrikaans, Inglês, isiNdebele, Sesotho sa Leboa (Sotho do Norte), Sesotho (Sotho do Sul), siSwati, Xitsonga, Setswana, Tshivenda, isXhosa e isiZulu. No entanto, o inglês está em toda a parte. Assim, os turistas dificilmente terão problemas para se comunicar.
O turismo na África do Sul contribui em 4.6% para o Produto Interno Bruto (PIB), enquanto a indústria emprega cerca de 550 mil pessoas. O Reino Unido (UK) e a Alemanha são os dois maiores "exportadores" de turistas para o país. O segmento do turismo que mais cresce é o ecológico, que inclui safáris, visitas a reservas naturais, fotografias da natureza, observação de pássaros, estudos botânicos, mergulho, caminhadas em trilhas e escalada de montanhas.
Há anos, os parques nacionais e provinciais sul-africanos, bem como as reservas privadas, estão envolvendo as comunidades locais para a conservação e o gerenciamento dos recursos naturais. Assim, as comunidades se beneficiam financeiramente do ecoturismo e, ao mesmo tempo, tornam-se conscientes sobre as suas responsabilidades com o meio ambiente. Sobre safáris, as melhores dicas estão com os agentes de viagens indicados no site da Embaixada da África do Sul.

No entanto, fatores como a alta incidência de crimes atrapalham o crescimento da indústria de turismo. Para contornar a situação, o Grupo de Trabalho de Segurança do Turismo (TSTG) foi formado e trabalha ao lado do Departamento de Relações Ambientais e Turismo, do Serviço de Polícia Sul-Africano, de empresas de segurança, do Conselho das Indústrias de Turismo, do Departamento de Relações Internacionais e de nove governos provinciais. O objetivo principal do TSTG é monitorar e melhorar o status de segurança do turista no país.
No link "Informações gerais sobre sua viagem", ao lado, há dicas de segurança para o turista.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More