domingo, 25 de outubro de 2009

Brasileirão 2009


Pela 3ª vez nos pontos corridos, campeão pode ter um técnico diferente da estreia
.

Luxa foi o primeiro na era dos pontos corridos a ser campeão assumindo no meio da competição

Não é tão comum que um time campeão sofra grandes alterações de elenco e comissão técnica ao longo do campeonato. Na era dos pontos corridos, iniciada em 2003, a manutenção de uma base do início ao fim foi um dos grandes segredos dos times que fizeram grandes campanhas. Nesta lógica, a troca de técnicos não é vista como uma coisa positiva para uma equipe que briga por posições de destaque. Nestas seis edições anteriores do Brasileirão, apenas em 2004 e 2005 o vencedor teve um técnico diferente do que iniciou a competição. Em 2009, a lógica está um pouco invertida: dos cinco primeiros times na tabela, apenas um pode ser campeão sem ter mudado de treinador: o Atlético-MG de Celso Roth.

O líder Palmeiras começou o Brasileirão com Vanderlei Luxemburgo no comando. Depois contou um bom tempo com o promovido Jorginho no cargo, até a contratação de Muricy Ramalho, técnico atual. O Internacional iniciou a competição com Tite, campeão gaúcho pelo time. Mas trocou o comandante por Mário Sérgio, que inclusive já chegou com "prazo de validade" estabelecido (declarou que sai no fim do ano). O São Paulo iniciou a disputa com o tricampeão brasileiro Muricy Ramalho, mas optou por substituí-lo por Ricardo Gomes. O atual quinto colocado Flamengo escolheu investir em Andrade, demitindo Cuca.

Em 2004, o Santos iniciou a competição com o técnico Emerson Leão. Mas os seguidos tropeços nas primeiras rodadas, além de um desgaste que começou no início daquele ano, fizeram o clube optar por uma mudança de comando. Para o lugar de Leão, foi contratado Vanderlei Luxemburgo, campeão do ano anterior pelo Cruzeiro, que obteve nova conquista. Para Luxa, porém, isso é algo muito raro. O técnico diz que troca de comando no meio de um trabalho não combina com conquista.

- Campeonato Brasileiro é projeto. Time que troca de treinador não faz projeto e briga para não cair - afirma.

Mas então, como o técnico explica o fato de três, dos quatro times que estão no G-4, estarem disputando o título mesmo tendo trocado de comissão técnica? Coincidência?

- Não tem coincidência. O que tem são clubes estruturados. Se o Muricy não tivesse saído do São Paulo, se eu tivesse continuado no Palmeiras, se o Inter não demitisse o Tite, tudo estaria igual. As equipes estariam brigando pelo título do mesmo jeito. Porque são clubes que já possuem uma estrutura montada por esses técnicos que permaneceram por um bom tempo no comando.

Já em 2005, o Corinthians protagonizou uma situação curiosa. Contou com três técnicos diferentes: Daniel Passarella assumiu desde a estreia, foi substituído por Márcio Bittencourt e, logo em seguida, Antônio Lopes foi contratado, conseguindo sagrar-se campeão ao fim do campeonato.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More