sábado, 24 de outubro de 2009

Fórmula 1


Jean Todt é o novo presidente da FIA

PARIS - O francês Jean Todt, um dos mais vitoriosos dirigentes da história da Fórmula 1, foi eleito nesta sexta-feira o novo presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Ele venceu a concorrência do finlandês Ari Vatanen por 135 votos a 49 (12 abstenções), e será o substituto de Max Mosley à frente da entidade, que foi comandada pelo inglês desde 1993.

Todt, de 63 anos, era considerado favorito na disputa, justamente por contar com o apoio de Mosley. Apesar de ser apontado um candidato da situação, ele prometeu mudanças na gerência da FIA. Entre as principais preocupações do novo presidente está a questão ambiental - reduzir as emissões de poluentes tem sido um dos desafios da indústria automobilística nos últimos anos.

Nascido na cidade de Pierrefort, filho de um médico polonês que fugiu da segunda guerra, Todt começou sua carreira nas competições de rali. O francês tornou-se exímio navegador de competições e foi campeão mundial em 1981, como copiloto de Guy Fréquelin.

Depois de abandonar as pistas naquele mesmo ano, passou a comandar a equipe da Peugeot, onde ficou entre 1982 e 1993. Então, recebeu o convite da Ferrari para ingressar na Fórmula 1.

Na escuderia italiana, Todt comandou uma reestruturação que incluiu as contratações de Michael Schumacher e Ross Brawn. O trio fez história ao conquistar uma série de títulos inédita - no total, foram 13 taças entre Mundiais de Pilotos e Construtores, com 98 vitórias.

No fim de 2007, Todt deixou o comando esportivo da equipe da Ferrari, e passou a trabalhar como consultor. Em março deste ano, já prevendo uma candidatura à presidência da FIA, ele rompeu suas ligações com a fábrica de Maranello.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More