terça-feira, 22 de março de 2011

Firefox 4

Firefox 4

O que ele tem de tão bom?

Após vários atrasos e adiamentos para o lançamento do Firefox 4, a fundação Mozilla anunciou o novo navegador oficialmente no dia de hoje. No início da história da Mozilla, em 2004, a empresa apostava em um navegador inovador e de código livre que tinha como grande atrativo uma enorme variedade de complementos. Tudo isso para concorrer com a líder do mercado de browsers, a Microsoft.

Em um curto período de tempo o Firefox foi ganhando espaço e hoje é o segundo browser mais utilizado no mundo. Mas, recentemente, a fundação viu outros navegadores, menos robustos ganharem espaço, como o caso do Chrome, do Google. O Firefox 4 é a tentativa de atender a essa demanda por desempenho sem trair o que fez do navegador um sucesso. Ele agora está muito mais leve e ágil, mas com recursos muito bons, como há tempo não se via. Veja alguns componentes do Firefox 4:

O Firebug 1.7.0 e a primeira versão do depurador web totalmente compatível com o Firefox 4. Houve 11 alfas e quatro versões beta desenvolvidas para aperfeiçoar a nova versão. Entre as novidades estão um redesenho de mensagens de notificação de interrupção, a capacidade apenas para mostrar os estilos CSS que são aplicados a um elemento, uma melhor abertura com editor de recurso que pode ir para um número específico de linha e uma nova API para extensões.

O Sync é a ferramenta que põe o Firefox na nuvem. Favoritos, senhas, preferências, histórico e até abas abertas podem ser associadas a uma conta online. Os dados são encriptados e só podem ser acessados com uma chave de segurança~a que apenas o usuário tem acesso.

Além da computação em nuvem, há uma das maiores tendências da internet, o HTML 5 e o CSS 3. No site html5test.com, que testa a capacidade do navegador para a nova versão da linguagem, o Firefox marcou 240 pontos. Ainda não chegou nos 288 do Google Chrome, mas ganhou de ‘lavada’ do Microsoft Internet Explorer 9, com apenas 130.

Essa versão deve manter a liderança do Firefox na Europa e ajudar o navegador a expandir-se ainda mais pelo mundo. Baixe a nova versão do Firefox diretamente do site da Mozilla.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More