quarta-feira, 16 de março de 2011

Rocksmith

Um game para aprender a tocar guitarra


Até alguns anos atrás, quando alguém falava em "game musical", as pessoas logo pensavam em jogos no estilo Guitar Hero, isso é, games em que era necessário apertar botões em um determinado ritmo. Hoje, com o advento do Pro Mode de Rock Band 3, os games musicais tem um novo objetivo no futuro: um jeito divertido de se estudar um instrumento. E Rocksmith, anunciado pela Ubisoft, tem tudo para seguir esta carreira.

Em primeiro lugar, Rock Smith inova por ser o primeiro jogo a ter suporte total a guitarras de verdade. Isso significa que você pode simplesmente pegar sua guitarra, se você tiver uma, e conectar ao seu Xbox 360 ou Play Station 3, ao invés de comprar uma guitarra especial com a marca do game. Além disso, isso também significa que não será necessário se acostumar com guitarras diferentes se você precisa tocar e quer jogar: quem escolhe como é a guitarra utilizada no game é o próprio jogador (ou guitarrista).

Em segundo lugar, o sistema de notação de Rocksmith é totalmente diferente de tudo já visto em Rock Band e Guitar Hero, colocando o braço inteiro do instrumento na tela e notas representando cada casa. As cores ainda existem, mas elas diferenciam as cordas, e não as notas, trazendo uma experiência mais intuitiva.

Em terceiro lugar, quem comanda o ritmo do game é unicamente a habilidade musical do jogador. Isso significa que tanto quem nunca tocou numa guitarra quanto quem já é guitarrista profissional vai poder se divertir com o game. Olhando de outro ângulo, Rocksmith é um professor particular de guitarra que estará disponível para dar aulas no momento em que o aluno quiser. É claro que os professores de guitarra ainda terão um papel importante para aqueles que quiserem se aventurar a serem guitarristas profissionais, mas o game é capaz de fornecer toda a noção básica do instrumento para o jogador.

Sem mais delongas, confira, agora mesmo, o trailer do game, que mostra um jogador que nunca pegou em uma guitarra aprendendo a tocar uma música através do jogo. Se o vídeo é verdadeiro ou apenas uma propaganda de marketing é difícil dizer, mas ao menos é possível ver um pouco do jogo em ação.


Rocksmith tem o lançamento previsto para o outono estadunidense, nossa primavera, e deve ser lançado apenas para PlayStation 3 e Xbox 360.


Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More