domingo, 6 de março de 2011

Gigantes Sociais

Microsoft 01

Microsoft

Microsoft Corporation é uma empresa multinacional de tecnologia e informática com sede nos Estados Unidos. A empresa é conhecida por desenvolver e vender licenças de softwares, eletrônicos e dar suporte a vários produtos e serviços relacionados, predominantemente, com a computação.

A empresa foi fundada em 4 de abril de 1975 por Bill Gates e Paul Allen na cidade de Albuquerque no estado do Novo México. Com o passar do tempo a Microsoft foi crescendo em meio a demanda do setor eletrônico. Em 1994, antes do lançamento do Windows 95, a empresa já havia sido processada por pressionar fabricantes de eletrônicos a lançar seus produtos com apenas sua plataforma de sistema operacional. Por esse ato a empresa foi multada em um milhão de dólares por dia até que cessasse as ‘perseguições’ sobre as fabricantes. A partir de 1998 foi envolvida em uma disputa legal com o governo dos Estados Unidos a respeito do uso de prática ilegal com o objetivo de criação e manutenção de um monopólio na área de software. Este processo terminou com uma derrota para a empresa que teve de se adequar as normas do governo americano.

O movimento de “Software Livre” é a grande pedra no sapato da Microsoft. O movimento abriga os maiores críticos dos produtos da empresa americana, em especial o Windows, considerado por muitos um produtos inseguro e instável. O sistema operacional livre, Linux, tem crescido muito nos últimos anos; o navegador Firefox, o servidor Apache e o conjunto de programas de escritório OpenOffice.org, ameaçam o futuro da Microsoft. A Apple e o Google assistem de camarote ao tempo em que os softwares livres vão ganhando espaço e não contribuem para a utilização dos produtos da concorrente, Microsoft.

Em 2008, a Microsoft realizou uma proposta de 44,6 bilhões de dólares para adquirir a Yahoo!. Porém a Yahoo! rejeitou oficialmente a oferta, dizendo que esta subestima o valor da empresa no mercado. Recentemente, devido ao fracasso do acordo de publicidade entre o Google e a Yahoo!, Jerry Yang, CEO da Yahoo!, chegou a afirmar que a “melhor decisão da Microsoft poderia tomar seria a de comprar a sua companhia”. Mas, Steve Ballmer, CEO da Microsoft, desconsiderou a possibilidade de voltar com a oferta.

Capítulos futuros mostrarão o verdadeiro futuro da Microsoft. Para alguns um futuro difícil e de forte concorrência, para outros a continuidade do domínio de softwares e o tão esperado tablet para 2012 pode revolucionar o mercado móvel.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More