terça-feira, 1 de março de 2011

Protótipo de laptop controlado pelo olhar

Tobii e Lenovo se unem para construi-lo


 Que os computadores do futuro serão controlados, pelo menos em grande parte do tempo, unicamente através de gestos, está cada vez mais fácil notar. No entanto, muitos usuários acham incômodo ter que levantar as mãos a todo o momento para indicar à máquina a ação desejada. Pensando nisso, a empresa sueca Tobii, especializada em controles óticos, e a Lenovo, conhecida fabricante de notebooks, criaram o primeiro protótipo de um laptop baseado em Windows 7 com um sistema de reconhecimento ocular embutido. Isso significa dizer que, neste protótipo, o uso do mouse é quase dispensável, já que a maior parte das funções é controlada justamente pelos olhos. 

 O pessoal do site "Engadget" teve a oportunidade de testa-lo em primeira mão e, de acordo com eles, o pequeno "funciona extraordinariamente bem" e é capaz de detectar cada olhar com uma precisão exata, mesmo se o usuário não tomar tanto cuidado com a calibragem inicial. Um exemplo que eles citam é a capacidade de deixar várias janelas abertas simultaneamente e, olhando exatamente para a menor delas, o sistema detectar automaticamente a janela ativa (durante os testes, eles olharam para a Calculadora do Windows). De acordo com eles, a experiência é "consistente e natural" e eles nunca sentiram como se tivessem que olhar para fazer algo acontecer - realmente muito natural. Além disso, havia uma barra de ferramentas situada na parte esquerda da tela, que aparecia sempre que o usuário olhava para o local. De acordo com eles, a barra só aparece quando o usuário realmente quer, e nunca por acidente, demonstrando uma precisão incrível. Finalizando, havia um jogo de demonstração que consistia em proteger a Terra de asteróides em rota de colisão. Para destrui-los, era necessário olhar para eles. De acordo com o pessoal do "Engadget", as menores rochas tinham apenas um pixel de dimensão, e, ainda assim, era possível explodi-las com precisão.


 Já quanto a comercialização, estima-se que dentro de dois anos já seja possível encontrar o pequeno nas lojas, se as duas empresas encontrarem o parceiro certo para isso. De acordo com a Tobii, existe uma linha fina que separa a precisão e o tamanho do sensor. Na verdade, o protótipo utilizado nos testes da "Engadget" tinha uma corcunda considerável atrás do aparelho, e uma faixa grosseira logo abaixo da tela, deixando inviável a construção do aparelho portátil. Aos interessados, é possível assistir a um vídeo (em inglês) com a demonstração do brinquedo no artigo original da Engadget, clicando aqui.



Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More