domingo, 27 de março de 2011

Internet em reforma

Internet em reforma

Crescimento das conexões impulsiona mudanças no protocolo

Criados em 1981, muito antes da internet comercial ser popularizada, os endereços IPv4 estão se esgotando em todo mundo. Na época da criação do protocolo, a internet era restrita a instituições de pesquisas e poucos órgãos corporativos e, segundo especialistas, acreditava-se que ele seria suficiente para suportar a demanda de conexões por muitas décadas seguintes.

O ritmo de crescimento da internet no mundo – tanto em computadores tradicionais quanto na navegação por celular – acelerou o esgotamento do IPv4. A situação mais crítica hoje é na Ásia , que apresenta crescimento vertiginoso de usuários e tem estoque de endereços de conexão para apenas seis meses. Operadoras de telefonia  e portais de conteúdo têm necessidade imediata de se preparar.

No Brasil, além de provedores fixos de internet, a adoção do iPv6 também desafia empresas de telefonia móvel que oferecem banda larga. Segundo a Associação Brasileira de Telecomunicações, das cerca de 38 milhões de conexões de internet em banda larga, 63% ou 23,6 milhões são móveis. O número representa crescimento de 82% até fevereiro. Com milhões de linhas com acesso à internet, a Vivo já fez testes com iPv6 e espera a implantação ao longo de 2011, assim como a Claro. A Oi diz que já oferece novas conexões em projetos especiais sob demanda e fará testes neste ano. A TIM não fez comentários sobre sua situação.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More