quarta-feira, 23 de março de 2011

Redes

Rede de Computadores

Tutorial sobre redes

A partir de hoje, o Plano Terra dará início a uma sequencia de tutoriais sobre Rede de Computadores. Na postagem de hoje começaremos com Protocolos de comunicação de dados.

Podemos definir um protocolo de comunicação de dados como um conjunto de regras que controla a comunicação para que ela seja eficiente e sem erros. Um dos objetivos principais do protocolo é detectar e evitar a perda de dados durante a transmissão, solicitando a retransmissão dos dados, caso ocorram erros. O protocolo nada mais é que um software que recebe ou envia os dados a serem transmitidos, agregando ao início e ao fim das mensagens transmitidas os caracteres de controle, confirmação de recebimento, controle de sequência das mensagens ou blocos de dados transmitidos, cálculo e verificação do algoritimo de detecção de erros e outros controles necessários a uma boa transmissão.

O protocolo: 1. Sincroniza a “conversa” entre duas pontes, estabelecendo a conexão. 2. Detecta erros no meio de transmissão e retransmite. 3. Recupera erros, faz endereçamento, retransmissões. 4. Controla o fluxo de informação entre as duas pontas, superando problemas do meio físico de transmissão ou caminho percorrido pela informação, como interferências por mau contato em fios, chuvas, relâmpagos, indução magnética, picos e falta de energia em redes públicas, falhas em centrais telefônicas, entre outras causas.

A transmissão dos dados pode ser feita, ao longo do meio de transmissão, de diversas formas enumeradas a seguir: 1. Por circuito; 2. Por mensagem; 3. Por pacote; e 4. Por células. Já no próximo tutorial falaremos sobre os tipos de protocolos “Assíncronos e Síncronos”.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More