sexta-feira, 25 de março de 2011

Redes (2)

Redes

Protocolos assíncronos e síncronos

No tutorial anterior iniciamos ‘Redes’ falando sobre o que é um protocolo e qual é a sua função. No aprendizado de hoje são os tipos de protocolos assíncronos e síncronos que estarão em jogo.

Protocolos Assíncronos (Start/Stop)

Podemos definir protocolo assíncrono como uma forma de transmissão na qual a comunicação entre duas partes não está sincronizada e os caracteres são enviados a intervalos de tempos diferentes (sem sincronismo), ou seja, aletoriamente. São protocolos normalmente usados na transferência de dados em computadores PC utilizando a saída serial assíncrona do computador que é ligada diretamente ao modem.

Nessa forma de transmissão, o sincronismo do sinal dos caracteres ocorre somente no início da transmissão de cada caractere iniciado com o start bit. A unidade básica de informação é um caractere.

Sinal digital que representa um caractere em transmissão assíncrona. O início do caractere que vai ser transmitido é identificado por um bit de start e por um bit de stop ao final.Na figura, a linha desocupada transmite bits 1 continuamente. O aviso de que um caractere vai chegar ou iniciar é identificado por um bit de start (no caso, representado por 0). Em seguida vêm os 7 bits do caractere, 1 bit de paridade e 1 bit de stop indicando, no caso, o final do caractere.

Protocolos Síncronos

Operam com caracteres de controle (orientados a caractere). Temos dois tipos de protocolo síncrono: o orientado a byte e o orientado a bit. Na transmissão síncrona, o transmissor e o receptor são sincronizados entre si pelo clock (relógio de sincronismo) dos modems. Transmissor e receptor ficam sincronizados quando recebem um padrão predeterminado de bits que é transmitido periodicamente. Exemplos de protocolos síncronos são o SLDC, HDÇC e o X25. A ANSI (American National Standards Institute) gerou os padrões X3.1, X3.24, X3.28 e X3.36 para transmissão síncrona.

No próximo tutorial entenderemos melhor o que é um protocolo HDLC, até lá!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More