Protocolos assíncronos e síncronos
No tutorial anterior iniciamos ‘Redes’ falando sobre o que é um protocolo e qual é a sua função. No aprendizado de hoje são os tipos de protocolos assíncronos e síncronos que estarão em jogo.
Protocolos Assíncronos (Start/Stop)
Podemos definir protocolo assíncrono como uma forma de transmissão na qual a comunicação entre duas partes não está sincronizada e os caracteres são enviados a intervalos de tempos diferentes (sem sincronismo), ou seja, aletoriamente. São protocolos normalmente usados na transferência de dados em computadores PC utilizando a saída serial assíncrona do computador que é ligada diretamente ao modem.
Nessa forma de transmissão, o sincronismo do sinal dos caracteres ocorre somente no início da transmissão de cada caractere iniciado com o start bit. A unidade básica de informação é um caractere.
Na figura, a linha desocupada transmite bits 1 continuamente. O aviso de que um caractere vai chegar ou iniciar é identificado por um bit de start (no caso, representado por 0). Em seguida vêm os 7 bits do caractere, 1 bit de paridade e 1 bit de stop indicando, no caso, o final do caractere.
Protocolos Síncronos
Operam com caracteres de controle (orientados a caractere). Temos dois tipos de protocolo síncrono: o orientado a byte e o orientado a bit. Na transmissão síncrona, o transmissor e o receptor são sincronizados entre si pelo clock (relógio de sincronismo) dos modems. Transmissor e receptor ficam sincronizados quando recebem um padrão predeterminado de bits que é transmitido periodicamente. Exemplos de protocolos síncronos são o SLDC, HDÇC e o X25. A ANSI (American National Standards Institute) gerou os padrões X3.1, X3.24, X3.28 e X3.36 para transmissão síncrona.
No próximo tutorial entenderemos melhor o que é um protocolo HDLC, até lá!