A era do Facebook
Atualmente, 72% dos 2 bilhões de internautas do mundo participam de alguma rede social, segundo pesquisa da comScore. O Facebook é a que mais cresce. A rede social de Zuckerberg tem 596 milhões de usuários ativos, aqueles que retornam em menos de 30 dias, mostra o site Social Bakers, especializado em estatísticas do Facebook. Esses internautas compartilham mensalmente 30 bilhões de notícias, fotos, links e outros tipos de conteúdo.
Estes usuários também instalam por dia 20 milhões de aplicativos, criados por uma gigantesca massa de 2,5 milhões de desenvolvedores em mais de 190 países. E o Facebook não para de crescer. Em janeiro, a rede social recebeu investimento de 1,5 milhões de dólares, a maior parte proveniente do Goldman Sachs. Estimativa do banco mostra que o Facebook faturou 1,2 bilhão de dólares nos nove primeiros meses de 2010, com lucro de 30%. O resultado elevou o valor da empresa a impressionantes 50 bilhões de dólares.
Especulações financeiras à parte, as empresas já perceberam a importância de estar no Facebook. Para isso, criam em um ritmo cada vez mais acelerado suas fan pages. No Brasil o mais popular é a da Nike Futebol, que já foi ‘curtida’ por mais de 236 mil pessoas. Segundo o diretor de marketing da Nike, Tiago Pinto, “as redes sociais permitem uma comunicação mais profunda com o consumidor”. Ele cita como exemplo o sucesso do canal que transmitiu ao vivo o lançamento da camisa do centenário do Corinthians, em setembro, que foi acompanhado por 18 mil internautas. Sem dúvida, o Facebook fornece um arsenal valioso para as empresas, que podem criar estratégias de marketing e campanhas publicitárias cada vez mais direcionadas aos usuários que querem atingir.
Com esses e outros trunfos o Facebook deve dominar a internet mundial em poucos anos. É bem provável que o mundo acompanhe o andamento da maior empresa do planeta em conquistar a maioria dos internautas em todo mundo.