domingo, 27 de março de 2011

Gigantes Sociais

Twitter 08

Twitter

O Twitter é uma rede social e servidor para microblogging, que permite aos usuários receber e também enviar atualizações pessoais de outros contatos (em textos de até 140 caracteres), por meio do site do serviço, por SMS e por software específicos de gerenciamento.

As atualizações são exibidas no perfil de um usuário em tempo real e também enviadas a outros usuários seguidores que tenham assinado para recebê-las. As atualizações de um perfil ocorrem por meio do site Twitter, por RSS, por SMS ou programa especializado para gerenciamento. O serviço é gratuito pela internet, entretanto, usando o recurso de SMS pode ocorrer a cobrança pela operadora telefônica. O Twitter foi criado em 2006 por Jack Dorsey e desde então ganhou extensa notabilidade e popularidade por todo o mundo.

O Twitter permite um excelente intercâmbio de informações com outras redes sociais, entre elas o Facebook, em que é possível com que tudo o que o usuário poste no microblog seja postado em sua conta no Facebook e vice-versa, o Formspring.me e o Skoob, que permitem que o usuário envie mensagens pré-programadas para o Twitter através deles, e o Tumblr que dá opção de que o usuário escolha a mensagem que será enviada para o Twitter.

Com o surgimento do Twitter também foram criadas diversas redes sociais dependentes dele que permitem o envio de fotos e vídeos, como o Twitpic e o Twitvid. Outros, como o TwitDraw, permitem que o usuário começasse um desenho e seus seguidores o completassem, e o Fun140 e LoLquiz que hospedam testes cujo resultado é enviado diretamente para o Twitter. Os websites como o Yfrog e o Flickr também permitem o envio de mensagens para o Twitter.

O Twitter tem um potencial muito grande de crescimento e por isso, é provável que ele juntamente com o Facebook sejam as principais redes sociais do mundo nos próximos anos.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More