Ganhando popularidade
Fácil de administrar e cheio de posts curtos, o Tumblr é outra ferramenta que mudou a aparência dos blogs tradicionais e vem ganhando cada vez mais espaço na web.
Com apenas quatro anos de existência, o serviço já gera mais pageviews do que o WordPress, maior plataforma usada nos blogs mais clássicos. A Quantcast, empresa que mede dados na internet, estima que, mensalmente, o Tumblr gere 3 bilhões de pageviews contra 1,4 bilhão do WordPress. Por outro lado, o WordPress ganha com folga quando se fala de visitantes únicos, com mais de 300 milhões por mês. Já o Tumblr tem 48,5 milhões de visitantes mensais.
A quantidade de conteúdo produzido na rede do WordPress também é maior com 30 milhões de posts mensais, contra 11 milhões do Tumblr. Apesar disso, com esses números é possível concluir que quem visita o Tumblr consome mais conteúdo do que os leitores do WordPress. Isso reforça a tese de quem acredita que as novas formas do blog estão roubando audiência do blog clássico.
No final do ano passado, o Tumblr anunciou ter recebido um aporte de US$ 30 milhões de grandes investidores – entre eles, a Sequoia Capital.