sábado, 12 de março de 2011

Orkut Vs. Facebook

O Orkut Está em Decadência!

Que o Orkut está perdendo o mercado de uma forma extraordinário para o Facebook não é nenhuma novidade. Porém, agora o Orkut resolveu fazer clonagens das ferramentas do seu rival.

A cópia da vez foi um dos mais famosos e mais característicos serviços do Facebook, o botão “Curtir”, que o Google nomeou como “Gostou”.

O “novo” botão irá ter a funcionalidade diferente do seu concorrente. Ao clicar em Gostou, o usuário irá ver uma pequena janela com 11 opções de emoticons diferentes para representar o seu sentimento sobre um artigo, foto, vídeo etc.

Talvez a situação do Google seja até “desesperadora”. Ela é sem dúvida uma empresa que deve ser respeitada, está em primeiro no ranking de sites de busca, possui serviços que estão no topo como “YouTube” e “Gmail”. Porém, de alguma forma, não tem nenhuma sorte quando o assunto é Rede Social.

O principal fator que determina a superioridade do Facebook sobre o Orkut é a variedade de locais em que se tem acesso a ele. O Orkut é uma rede social fechada, ou seja, você apenas tem acesso a ele atravéz do endereço orkut.com. Já o Facebook é totalmente o oposto, ele simplesmente está em todos os lugares! Existem milhares de aplicativos para ele disponíveis em milhares de plataformas, existem também muitos serviços externos que se conectam ao Facebook.

O Orkut ainda tem seus usuários fiéis que não o deixam de lado momento algum, chegam ao ponto de tratá-lo como uma religião. Porém, é simples poder observar que o inevitável fim do Orkut já se tornou um fato.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More