sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

“App”: Microsoft ou Apple?

Apple e Microsoft

Quem vai ganhar mais essa?

Foi um dos assuntos que movimentaram a semana no meio tecnológico, e como sempre, o Plano Terra não poderia deixar de fazer algumas observações. Brigas entre as duas companhias existem, e não são poucas. Mas agora, por mais simples que pareça, as duas gigantes da tecnologia estão diante dos tribunais para ganharem o direito de usar a palavra “App”. Segundo publicado no mundo todo esta pequena palavra, que se refere à aplicativos, foi a palavra de maior valor em 2010.

Em 2008, juntamente com a versão 3G do iPhone, a Apple lançou a App Store – uma loja de aplicativos gerenciada pela própria empresa. Então, não seria de direito da Apple usar tal palavra? Não é assim que vê a Microsoft. A concorrente entrou com um pedido para ter o direito de usar a palavra tão disputada. A Microsoft alega que o termo “App” é genérico e deveria estar disponível para que qualquer empresa interessada utilizasse. A fabricante do sistema operacional mais vendido do mundo, ainda alega que os usuários usam a palavra para se referir a qualquer loja online para dispositivos móveis. Do outro lado, a Apple discorda e até cita que a expressão é um diminutivo do nome da empresa.

O sucesso da loja online “App Store” inspirou concorrentes do mercado a lançarem serviços semelhantes. Android Market (Google), Ovi Store (Nokia) e App World (RIM) são alguns exemplos. No entanto, nenhuma empresa ainda tinha disputado o termo com a Apple, e pelo que parece a Microsoft não terá apoio de outras grandes companhias que já tem seus nomes definidos para suas lojas online.

É interessante a Microsoft querer usar tal palavra. A empresa já tem uma loja desse tipo, a Windows Phone Marketplace, que não faz muito sucesso. Talvez é pelo fato de não ter sido bem sucedida que a Microsoft quer tanto a palavra “App”, consagrada pela rival Apple.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More