sábado, 29 de janeiro de 2011

Gigantes Sociais

YouTube 01

YouTube

O YouTube é um site que permite aos usuários cadastrados carregarem e compartilharem vídeos em formato digital. A empresa foi fundada em fevereiro de 2005 por três pioneiros do PayPal, um famoso site ligado a gerenciamento de transferências de fundos.

O YouTube utiliza o formato Flash, da Adobe, para disponibilizar o conteúdo. É o maior site do segmento com 50% do mercado em 2006. O material encontrado no site de vídeos pode ser disponibilizado em blogs e sites pessoais através de mecanismos desenvolvidos pelo próprio site.

No dia 9 de outubro de 2006, interessado em expandir o mercado de publicidade de vídeos através do AdSense e consolidar um dos maiores serviços de internet do mundo, o Google, pela quantia de US$1,65 bilhão em ações, adquiriu o YouTube. Mesmo com a venda do site, segundo o portal R7, até 2010 o YouTube não deu lucro para seus proprietários.

História: O YouTube foi fundado por Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim, que eram empregados da PayPal. O domínio “YouTube.com” foi ativado no dia 15 de fevereiro de 2005 e o site passou a ser desenvolvido nos meses seguintes. Os criadores do site ofereceram uma prévia do site ao público em maio de 2005, seis meses antes do lançamento oficial.

Futuro: O “Live Vídeo” é um serviço anunciado pelo Google e planejado para o YouTube que foi liberado no final de 2008. Os usuários do YouTube poderão usar este site para transmitir seus vídeos para os usuários ao vivo, e também demonstrar seus talentos hospedando seus próprios shows.

Não há como contestar a força de um site como o YouTube. Não só em relação a cifras financeiras mas principalmente no poder social que ele promove. Na formação e mudança de opiniões. Veja o vídeo abaixo mostrando a abrangência que o usuário pode obter usando essa incrível ferramenta social:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More