O iPad é o responsável
O instituto de pesquisa Canalys divulgou seus números para o mercado global de PCs, notebooks e tablets. A HP mantém-se no topo da lista com 17,7% do mercado, seguida pela Acer com 12,8%. Já a Apple encontra-se na terceira colocação com 10,8%.
É fato que não só a venda de Macs e Macbooks fizeram a empresa de Steve Jobs pular para a terceira colocação. O fenômeno de 2010 com certeza contribuiu para isso. O iPad vendeu em 2010 mais de 7 milhões e 300 mil unidades. Não é a toa que a empresa americana ficou muito feliz com o eletrônico e pretende lançar a segunda versão ainda no início deste ano.
A verdade é que nenhuma empresa conseguiu um bom concorrente para o iPad. A Samsung lançou em 2010 o Galaxy Tab, mas não conteve a explosão causada pelo dispositivo da Apple. A nova aposta para tentar amenizar o domínio da maçã foi lançado na CES deste ano que ocorreu em Las Vegas, EUA. A Motorola lançou seu tablet tão aguardado, o Xoom. Com isso é provável que o iPad finalmente encontre um bom concorrente.
O crescimento nas vendas dos tablets traz efeitos colaterais para o mercado da tecnologia. Novos sistemas operacionais surgiram, os netbooks quase foram extintos e o crescente mercado de aplicativos está lucrando como nunca antes. Em 2011 o segmento promete vender milhões de exemplares.