terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Campus Party 2011 (3)

Campus Party 2011 04

Internet para combater o aquecimento global, diz Al Gore

Foi a partir do pensamento que a internet pode ser uma maneira para combater o aquecimento global que o ex-vice presidente americano, Al Gore, falou hoje (18) a centenas de participantes da Campus Party. A palestra do vencedor do Nobel da Paz era uma das mais aguardadas do evento.

Como maneiras de combate ao aquecimento global, ele sugeriu a criação de um aplicativo, por exemplo, que inicialmente poderia ser usado por todo os integrantes do evento. Neste aplicativo, dados sobre poluição, aquecimento global e meio ambiente poderiam ser trocados e usados por cada um em cada país. A idéia seria criar um mapa sobre o assunto. “Imaginem agora se os campuseiros fizessem uma competição para reduzir toda a poluição em seus países. Isto pode ser uma das melhores maneiras de combater o aquecimento global”, disse. Al Gore ainda mencionou as chuvas ocorridas no Estado do Rio de Janeiro, que mataram mais de 600 pessoas. Segundo ele, também está na internet uma maneira de amenizar estas catástrofes, a partir da informação aberta sobre áreas onde casas podem ser destruídas, assim como a previsão do tempo.

De acordo com Al Gore, um dos problemas está no fato de governos e grandes empresas controlarem a informação contida na rede. “Alguns países têm ainda um longo caminho para o uso correto da internet”, disse. Al Gore participou de palestra conjunta com Tim Berners-Lee, criador da web.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More