quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Dificuldade na Nokia

Nokia Stephen Elop

Lucro da Nokia cai novamente após ano de dificuldade

Número um do mundo em relação a telefonia móvel, a finlandesa Nokia, anunciou nesta quinta-feira uma queda de 21% dos seus lucros no quarto trimestre, depois de um 2010 onde a empresa se esforçou para virar o jogo contra a forte concorrência da Apple e dos smartphones com o sistema operacional Android.

Entre outubro e dezembro, o lucro líquido da gigante da telefonia caiu para 745 milhões de euros contra 948 milhões no ano anterior. De acordo com o novo relatório do CEO da empresa, Stephen Elop, “a tendência de crescimento de telefones móveis continuam a ser animadoras, mas a Nokia está enfrentando desafios significativos para a nossa competitividade e desempenho”. A companhia finlandesa, que emprega um total de 132,400 pessoas, acredita que sua quota no mercado global tenha caído para 32%, contra 34% em 2009, com 123,7 milhões de telefones vendidos.

Por incrível que pareça, segundo os analistas, o resultado é melhor do que o esperado. A forte concorrência com gigantes como Apple e Samsung tem trazido para a Nokia um mercado disputado onde antes ela via-se sozinha, em absoluta liderança. O sistema operacional da empresa, o Symbian OS também tem encontrado dificuldades em manter estabilidade visto que o Android chegou para dominar de vez o mercado de smartphones.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More